- Nome do curso: Planejamento: como (se) preparar?
- Descrição do curso: O curso visa orientar profissionais ou estudantes da área da educação a compreender quais são os principais tipos de planejamento desenvolvidos nas instituições educacionais, e, como elaborar seus planejamentos de ensino, identificando todos os itens que os compõem. Durante o curso, os participantes irão aprender a criar objetivos de aprendizagem claros, selecionar recursos educacionais adequados e elaborar planos de ensino detalhados. Ao concluir o curso, os participantes estarão qualificados com habilidades essenciais de planejamento disciplinar e terão confiança para desenvolver e implementar aulas bem organizadas e envolventes. Eles também terão uma compreensão mais profunda dos princípios do planejamento educacional e de como aplicá-los em diferentes contextos educacionais.
- Carga horária:30 horas
- Idioma: Português
- Nível de dificuldade: Básico
- Professores/Instrutores: Adriana Silva Fleischmann Gava e Kamila Scalzer
- Público-alvo: Corpo docente do Ifes, pedagogos, professores em geral, alunos de licenciaturas e público em geral que desejam adquirir conhecimento na área.
- Requisitos técnicos: Computador, tablet ou smartphone com acesso à internet.
- Pré-requisitos para o curso: Não há
- Conteúdos:
-
- Planejamento educacional: definições e aplicabilidade
- Importância do planejamento docente
- Tipos de planejamento
- Planejamento de ensino
- Como fazer o plano de ensino
- Itens do plano de ensino
- Elaboração de objetivos educacionais
- Seleção de conteúdos
- Metodologias e estratégias de ensino
- Alinhamento da avaliação
- Formulários de planejamento
- Plano de aula
- Metodologia: Este curso não possui tutoria. Dessa forma, os conteúdos, a serem estudados de forma livre pelo cursista, estão baseados em mídias diversas como: vídeo, com o suporte de material complementar textuais, links, podcast e simulação. Sendo assim, as atividades propostas permitirão que o cursista coloque em prática os conhecimentos adquiridos. Além disso, há um fórum de discussão à disposição no ambiente virtual no qual os alunos podem interagir entre si, visando sanar dúvidas ou discutir os conteúdos trabalhados.
- Processo de Avaliação: A avaliação da aprendizagem será constituída por atividades avaliativas dinâmicas, preenchimento de um plano de ensino e um questionário de avaliação final que, juntos, totalizam 100 pontos. As atividades possuem restrições para sua realização, ou seja, estão condicionadas ao acesso de certos recursos. Para obter aprovação, o cursista deverá alcançar 60% da nota máxima no curso, constituída soma de todas as atividades avaliativas realizadas.
- Professor: Kamila Scalzer
- Professor: Adriana Silva Fleischmann Gava