Ir para o conteúdo principal

Opções de inscrição

  • Nome do curso: Planejamento: como (se) preparar?
  • Descrição do curso: O curso visa orientar profissionais ou estudantes da área da educação a compreender quais são os principais tipos de planejamento desenvolvidos nas instituições educacionais, e, como elaborar seus planejamentos de ensino, identificando todos os itens que os compõem. Durante o curso, os participantes irão aprender a criar objetivos de aprendizagem claros, selecionar recursos educacionais adequados e elaborar planos de ensino detalhados. Ao concluir o curso, os participantes estarão qualificados com habilidades essenciais de planejamento disciplinar e terão confiança para desenvolver e implementar aulas bem organizadas e envolventes. Eles também terão uma compreensão mais profunda dos princípios do planejamento educacional e de como aplicá-los em diferentes contextos educacionais. 
  • Carga horária:30 horas
  • Idioma: Português
  • Nível de dificuldade: Básico
  • Professores/Instrutores: Adriana Silva Fleischmann Gava e Kamila Scalzer
  • Público-alvo: Corpo docente do Ifes, pedagogos, professores em geral, alunos de licenciaturas e público em geral que desejam adquirir conhecimento na área.
  • Requisitos técnicos: Computador, tablet ou smartphone com acesso à internet.
  • Pré-requisitos para o curso:  Não há
  • Conteúdos
    • Planejamento educacional: definições e aplicabilidade
    • Importância do planejamento docente
    • Tipos de planejamento
    • Planejamento de ensino
    • Como fazer o plano de ensino
    • Itens do plano de ensino
    • Elaboração de objetivos educacionais
    • Seleção de conteúdos
    • Metodologias e estratégias de ensino
    • Alinhamento da avaliação
    • Formulários de planejamento
    • Plano de aula

  • Metodologia: Este curso não possui tutoria. Dessa forma, os conteúdos, a serem estudados de forma livre pelo cursista, estão baseados em mídias diversas como: vídeo, com o suporte de material complementar textuais, links, podcast e simulação. Sendo assim, as atividades propostas permitirão que o cursista coloque em prática os conhecimentos adquiridos.  Além disso, há um fórum de discussão à disposição no ambiente virtual no qual os alunos podem interagir entre si, visando sanar dúvidas ou discutir os conteúdos trabalhados. 
  • Processo de Avaliação: A avaliação da aprendizagem será constituída por atividades avaliativas dinâmicas, preenchimento de um plano de ensino e um questionário de avaliação final que, juntos, totalizam 100 pontos. As atividades possuem restrições para sua realização, ou seja, estão condicionadas ao acesso de certos recursos. Para obter aprovação, o cursista deverá alcançar 60% da nota máxima no curso, constituída soma de todas as atividades avaliativas realizadas. 

 

Autoinscrição (Estudante)