Opções de inscrição

Nome do curso: Educador Maker: Alfabetização Científica inspirada em Leonardo Da Vinci

Descrição: Este curso tem como objetivo de sensibilizar e auxiliar profissionais da área de educação e demais profissionais a reconhecer promover a Alfabetização Cientifica integrada as características da Cultura Maker na educação tendo como tema gerador um olhar histórico sobre Leonardo Da Vinci e o seu processo de inventividade.

Carga horária: 30 horas

Idioma: Português

Nível de dificuldade: Básico

Professores/Instrutores:

  • Jefferson Luís Alvarenga
  • Marize Lyra Silva Passos - Ifes
  • Mariella Berger Andrade - Ifes
  • Manuella Vilar Amado    -  Ifes

Público-alvoEducadores que tenham interesse promover a Alfabetização Científica integrada as características da Cultura Maker na educação.

Requisitos técnicos: Necessário ter acesso à internet. Poderá ser acessado via smartphone ou computador.

Pré-requisitos: Não há pré-requisitos.

Conteúdos

  • Alfabetização Cientifica
  • Cultura Maker: espaços que inspiram
  • Compartilhando Sonhos - relatos de experiências

Metodologia

O curso propõe uma metodologia que contempla momentos de estudos individuais e atividades baseadas em autoinstrução como estudos dirigidos e questionários online, seguidos de momentos com atividades que levam o cursista à reflexão individual sobre sua prática e atividades práticas em espaço coletivo com atividade de compartilhamento de práticas relacionadas à Alfabetização Cientifica com base nas características da Cultura Maker

Os conteúdos produzidos e passados pelo processo de curadoria podem ser estudados de forma livre pelo cursista e estão disponíveis em forma de vídeo tutoriais e material complementar (links, vídeos e textos considerados relevantes).

Os cursistas têm à disposição um espaço de fórum colaborativo para troca de informações e colaboração no caso de dúvidas, aprendendo uns com os outros e colaborando ativamente na construção do conhecimento.

Este curso não possui tutoria.

Processo de Avaliação

A avaliação da aprendizagem é constituída de duas atividades avaliativas no formato de questionário e quatro atividades avaliativas no formato de jogos. Além de atividades práticas opcionais realizadas ao longo do curso postadas em um fórum específico do tópico, que irá fornecer emblemas para os cursistas que as fizerem.

Para obter aprovação, o cursista deve alcançar 60% da nota máxima no curso, constituída da somatória de todas as atividades avaliativas realizadas ao longo deste.  

Autoinscrição (Estudante)