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    • Nome do curso: Introdução à Educação Matemática Crítica
    • Descrição do curso

      A tendência Educação Matemática Crítica tem sido estudada e discutida nos diferentes níveis escolares, e tem sido utilizada como base em pesquisas que objetivam o desenvolvimento de uma postura crítica e reflexiva de estudantes e professores. Tal tendência traz em seu aporte teórico e prático elementos que podem ser identificados e potencializados na formação e na prática docente, que permitem conhecer e valorizar o solo pretérito de estudantes e professores, bem como podem possibilitar a construção de perspectivas de futuro.

      Nessa perspectiva, o curso denominado Introdução à Educação Matemática Crítica visa apresentar essa tendência e temáticas que versam sobre uma educação matemática reflexiva e crítica, que convida estudantes e professores a interpretar e agir em situações sociais e políticas, dentro e fora da escola, em prol da transformação da sociedade. 
    • Carga horária: 60 horas
    • Idioma: Português
    • Nível de dificuldade: Básico  
    • Professores/Instrutores: Profª Drª Mariana dos Santos Cezar
    • Público-alvo: Professores e futuros professores que ensinam matemática e profissionais da educação, que têm interesse em discutir processos de ensino e aprendizagem da matemática com responsabilidade social e política.
    • Requisitos técnicos: Necessário ter acesso à internet. Poderá ser acessado via smartphone ou computador.
    • Pré-requisitos para o curso: Não há.

          Conteúdos:

    • Aspectos gerais sobre Educação Matemática Crítica;
    • Aspectos gerais sobre Educação Libertadora;
    • Educação matemática inclusiva;
    • Ambientes de aprendizagem;
    • Diálogo como forma de comunicação.
  • Metodologia:

    O curso propõe uma metodologia que abrange momentos de estudos individuais, discussões coletivas no fórum, atividades baseadas em autoinstrução como estudos dirigidos.

    Os conteúdos a serem estudados de forma livre pelo cursista estarão disponíveis em forma de videoaulas, materiais textuais, vídeos e links para acesso a material da internet.

    Os cursistas poderão desenvolver os conhecimentos produzidos por meio de atividades práticas propostas.

    No fórum, os cursistas poderão interagir compartilhando experiências, discutindo conteúdos, sanando dúvidas, compartilhando e comentando produções.

    Este curso não possui tutoria. 
  • Processo de Avaliação: 

    O cursista será avaliado por meio de três questionários avaliativos de autocorreção ao final de três tópicos, que juntos totalizam 100 pontos. Os questionários possuem restrição para sua realização. Assim, estão condicionados ao acesso de certos recursos ou à entrega de determinadas atividades.

    Para obter aprovação, o cursista deverá alcançar 60% da nota máxima no curso, constituída da soma de todas as atividades avaliativas realizadas.

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