Descrição do curso: O curso de Práticas Educativas em Saneamento Básico visa preparar profissionais da educação para promover debates sobre o saneamento básico da cidade (urbano) e as consequências de sua aplicação. Trata-se de uma abordagem temática articulada ao ensino de ciências naturais na perspectiva da educação Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTS/CTSA). Nesse contexto, visa apresentar os serviços de saneamento básico de maneira transversal e transdisciplinar promovendo envolvendo questões tecnológicas, políticas, culturais, sociais, saúde e ambientais, de maneira a potencializar o despertar para novas formas de abordagem do tema nos espaços escolares e não escolares.
Carga horária: 60h
Idioma: Português
Nível de dificuldade: Básico
Professores/Instrutores: Aline Pinto Amorim Cherini, Felipe Sarmenghi Rangel.
Público-alvo: Professores da Educação Básica e Servidores Administrativos voltados à Atividades de Ensino ou à Educação.
Requisitos técnicos: Necessário computador ou smartphone com acesso à internet.
Pré-requisitos para o curso: Desejável que o cursista tenha conhecimentos básicos em Química e Física.
Conteúdos:
a) abastecimento de água potável.
b) esgotamento sanitário: coleta, transporte, tratamento e disposição final.
c) limpeza urbana e manejo de resíduo sólido.
d) drenagem e manejo de água pluvial urbanas.
O curso apresenta conteúdos de ciências abarcados no desenvolvimento do tema e propostas de práticas educativas para aplicação em sala de aula com materiais de fácil acesso.
Metodologia do curso:
Os conteúdos, a serem estudados de forma livre pelo cursista, estão disponíveis em forma de vídeos, materiais textuais e links para internet.
Há um fórum de discussão no qual os cursistas podem interagir entre si, visando sanar dúvidas ou discutir os conteúdos trabalhados.
Há fóruns ou outros recursos específicos em que os alunos podem compartilhar suas produções com os colegas, bem como visualizar e comentar suas produções, visando compartilhar experiências e ter novas ideias.
Há questionários avaliativos de correção automática.
Este curso não possui tutoria.
Processo de Avaliação:
A avaliação da aprendizagem é constituída de três atividades no formato de questionário associadas aos conteúdos de Sistema de Abastecimento de Água, Sistema de Esgotamento Sanitário e Gestão de Resíduos Sólidos. Dois questionários possuem pontuação máxima de 30 pontos e um questionário possui a pontuação máxima de 40 pontos, sendo a nota final do curso a Soma das notas obtidas pelos alunos nessas atividades.
Há ainda uma atividade final de culminância do curso que é pré-requisito para a conclusão e consiste numa Proposta de Prática Educativa (PPE) elaborada pelo cursista para abordagem de algum dos temas estudados ao longo do curso.
Para obter aprovação, o cursista deverá alcançar no mínimo 60% da nota máxima no curso, deverá realizar as atividades colaborativas e postar a atividade de culminância que consiste na produção de uma Proposta de Prática Educativa (PPE). Vale ressaltar que, para obtenção do certificado, é imprescindível que o cursista realize também a avaliação do curso.
- Professor: Aline Pinto Amorim
- Professor: Felipe Sarmenghi Rangel