Ir para o conteúdo principal

Opções de inscrição

 

  • Nome do curso

    Avaliação por Rubrica no Moodle

  • Descrição do curso

    O curso apresenta o método de avaliação por rubrica no Moodle e suas potencialidades para contribuir no desenvolvimento do processo de aprendizagem dos estudantes e de acompanhamento e avaliação da aprendizagem pelos professores.

    Este curso tem por objetivo geral capacitar o cursista para utilizar o método de avaliação por rubrica no Moodle.

  • Carga horária: 20 horas
  • Idioma: Português
  • Nível de dificuldade:   Intermediário
  • Público-alvo

    Profissionais da educação que já possuem domínio básico sobre criação de salas virtuais e configuração de atividades no Moodle e desejam ampliar seus conhecimentos sobre os métodos de avaliação disponíveis.

  • Requisitos técnicos:   

    Computador e acesso à internet.

    O estudo pode ser feito por meio de smartphone, mas algumas atividades requerem o uso de computador com editor de texto.

  • Pré-requisitos para o curso:    

    Conhecimentos básicos em informática e editores de texto. Conhecimentos básicos sobre a construção de salas virtuais e configurações de atividades no Moodle.

  • Conteúdos:
    • Rubrica de avaliação: conceito e estrutura
    • Configuração da avaliação por Rubrica
    • Avaliação e feedback utilizando rubrica
  • Metodologia:
    • O curso propõe uma metodologia que contempla momentos de estudos individuais e atividades baseadas em autoinstrução com questionário online, seguidos de momentos com atividades atividades práticas em espaço coletivo para a configuração de Rubrica na sala virtual, na qual o cursista tem papel de editor no Moodle e pode praticar de forma livre e criativa os conteúdos desenvolvidos no curso.

      Os conteúdos podem ser estudados de forma livre e estão disponíveis em forma de videoaula, recurso livro do moodle, videotutoriais e material complementar (links, vídeos e textos considerados relevantes).

      Os cursistas têm à disposição um espaço de fórum colaborativo para troca de informações e colaboração no caso de dúvidas, aprendendo uns com os outros e colaborando ativamente na construção do conhecimento.

      Este curso não possui tutoria.

  • Processo de Avaliação

    A avaliação da aprendizagem é constituída de uma atividade avaliativa no formato de questionário disponível ao final e da realização de atividade prática em sala virtual realizada ao longo do curso.

    Para obter aprovação, o cursista deve alcançar 60% da nota máxima no curso, constituída da nota do questionário avaliativo e  realizar envio da atividade prática.

    Resumo:

    Atividade Avaliativa (questionário) = obrigatória e avaliada em 100 pontos. (Nota final = nota mais alta das duas tentativas permitidas)

    Atividade Prática = obrigatória e requisito para realização do questionário avaliativo. 

    As duas atividades são requisito para a conclusão do curso. 

Autoinscrição (Estudante)