- Nome do curso: Educação Matemática Crítica nos processos de ensino e aprendizagem.
- Descrição do curso: O curso visa desenvolver a educação matemática por intermédio de uma prática educativa dialógica e problematizadora, que convida estudantes e professores a interpretar e agir em situações sociais e políticas, dentro e fora da escola, por meio da produção e do desenvolvimento de tarefas exploratórias e investigativas. O principal objetivo é planejar e produzir tarefas exploratórias e investigativas para serem desenvolvidas em sala de aula na perspectiva da educação matemática crítica, tendo como paradigma de prática de ensino os cenários para investigação.
- Carga horária: 30 horas
- Idioma: Português
- Nível de dificuldade: Básico
- Professora: Profa. Dra Mariana dos Santos Cezar
- Público-alvo: Professores e futuros professores que ensinam matemática e profissionais da educação.
- Requisitos técnicos: Necessário ter acesso à internet. Poderá ser acessado via smartphone ou computador.
- Pré-requisitos para o curso: Não há.
- Conteúdos: Introdução à Educação Matemática Crítica; Cenários para investigação; Zona de conforto, zona de risco e de possibilidades; Foreground e background de estudantes; Tarefas exploratórias e investigativas; e Produção de tarefas com conteúdos básicos da matemática.
- Metodologia: O curso propõe uma metodologia que abrange momentos de estudos individuais, discussões coletivas no fórum, atividades baseadas em autoinstrução como estudos dirigidos e produção de tarefas. Os conteúdos a serem estudados de forma livre pelo cursista estarão disponíveis em forma de videoaulas, materiais textuais, vídeos e links para acesso a material da internet. Os cursistas poderão desenvolver os conhecimentos produzidos por meio de atividades práticas propostas. No fórum, os cursistas poderão interagir compartilhando experiências, discutindo conteúdos, sanando dúvidas, compartilhando e comentando produções. Este curso não possui tutoria.
- Processo de Avaliação: O cursista será avaliado por meio de três questionários de autocorreção ao final dos três primeiros módulos, que juntos totalizam 100 pontos. Os questionários possuem restrição para sua realização. Assim, estão condicionados ao acesso de certos recursos ou à entrega de determinadas atividades. Para obter aprovação, o cursista deverá alcançar 60% da nota máxima no curso, constituída da soma de todas as atividades avaliativas realizadas.
- Gerente: Vanessa Battestin
- Gerente: Mariana Biancucci Apolinário Barbosa
- Professor: Mariana dos Santos Cezar
- Professor: Eliana Firmino Burgarelli
- Professor: Clara Marques Bodart
- Professor: Aline Pinto Amorim
- Professor: Bruno Porto