Nome do curso: Caminhos para a alfabetização no contexto da deficiência visual
Descrição do curso: Este curso pretende capacitar os profissionais para uma atuação efetiva, com estudantes, adultos ou crianças, que necessitem da aprendizagem do sistema Braille. E também, contribuir para a produção de materiais e organização do ambiente de aprendizagem para facilitar o processo de alfabetização.
Carga horária: 30h
Idioma: Português
Nível de dificuldade: Básico
Professores/Instrutores: Amanda de Almeida Soares
Público-alvo: Profissionais da área da educação formados ou em formação
Requisitos técnicos: Necessário ter acesso à internet. A plataforma deste curso poderá ser acessada via smartphone ou computador.
Pré-requisitos para o curso: Nível básico de conhecimentos no Moodle
Conteúdos:
- Os conceitos em deficiência visual;
- Métodos de alfabetização;
- Conceitos que antecedem o ensino do Braille;
- Método de ensino pelo pré-Braille.
Metodologia: O conteúdo será apresentado por meio de vídeos, textos e links para consulta. Por ser um curso sem tutoria, as atividades avaliativas estão baseadas nos textos e vídeos disponíveis. As atividades são diversificadas, de forma a contribuir para a dinâmica do processo de aprendizagem.
Processo de Avaliação: A avaliação da aprendizagem é constituída de: dois questionários, que valem 30 pontos cada totalizando 60 pontos; 2 jogos, que valem 20 pontos cada totalizando 40 pontos. Somando todas estas avaliações temos 100 pontos. Para obter aprovação, o cursista deve alcançar 60% da nota máxima no curso, constituída da média de todas as atividades avaliativas pontuadas realizadas ao longo do curso.
- Gerente: Mariana Biancucci Apolinário Barbosa
- Professor: Amanda de Almeida Soares
- Professor: Eliana Firmino Burgarelli
- Professor: Clara Marques Bodart
- Professor: Aline Pinto Amorim
- Professor: Bruno Porto