- Nome do curso: Estratégias de Avaliação
- Descrição do curso: A avaliação na educação tende a ser compreendida como uma ação a ser realizada depois do processo de ensino e aprendizagem e geralmente como uma ação que visa somente atribuir uma nota ou conceito ao estudante. Nesse sentido, a avaliação não compõe o processo de aprendizagem dos sujeitos. Por outra perspectiva, a avaliação em uma perspectiva mais ampla possui caráter processual, ocorre ao longo das ações de ensino e visa mapear as dificuldades dos estudantes para poder agir sobre elas durante a aprendizagem. Assim, o curso se orienta pela reflexão sobre a avaliação como componente indissociável da tríade ensino-aprendizagem-avaliação. Destina-se a compreender os tipos de avaliação, seus objetivos e impactos no processo educacional e em seus sujeitos, com vistas a elaborar estratégias de avaliação.
- Carga horária: 40h
- Idioma: Português
- Nível de dificuldade: Básico
- Professores/Instrutores: Giovani Zanetti Neto
- Público-alvo: Docentes; estudantes de cursos de graduação e pós-graduação na área da educação; interessados na temática avaliação.
- Requisitos técnicos: Computador ou Smartphone
- Pré-requisitos para o curso: Não há pré-requisitos para a realização do curso
- Conteúdos:
-
Teorias e discursos sobre avaliação
-
Avaliação e legislação
-
Tipos de avaliação
-
Instrumentos de avaliação
-
Estratégias de avaliação formativa
-
- Metodologia:
-
- Momentos de estudos individuais e atividades baseadas em autoinstrução como estudos dirigidos e questionários online;
- Conteúdos, a serem estudados de forma livre pelo cursista, disponíveis em forma de vídeos, Textos, material complementar e links;
- Fórum de discussão no qual os alunos podem interagir entre si, visando sanar dúvidas, ou discutir os conteúdos, trocar informações, compartilhar suas produções com os colegas de forma a aprender uns com os outros;
- Questionários avaliativos de correção automática.
- Processo de Avaliação:
- A avaliação da aprendizagem será por questionário de múltipla escolha ao final de cada módulo, que juntos totalizam 100 pontos. Para obter aprovação, o cursista deve alcançar 60% da nota máxima no curso, constituída da média de todas as atividades avaliativas realizadas ao longo do curso.
- Professor: Giovani Zanetti Neto