Opções de inscrição

Nome do curso: Avaliação por Rubrica no Moodle

Descrição do curso: O curso apresenta o método de avaliação por rubrica no Moodle e suas potencialidades para contribuir no desenvolvimento do processo de aprendizagem dos estudantes e de acompanhamento e avaliação da aprendizagem pelos professores.

Este curso tem por objetivo geral capacitar o cursista para utilizar o método de avaliação por rubrica no Moodle.

Carga horária: 20 horas

Idioma: Português

Nível de dificuldadeIntermediário

Professores: Alanna Oliveira Pereira Carvalho; Aline Amorim.

Público-alvo: Profissionais da educação que já possuem domínio básico sobre criação de salas virtuais e configuração de atividades no Moodle e desejam ampliar seus conhecimentos sobre os métodos de avaliação disponíveis.

Requisitos técnicos:  Computador e acesso à internet.

O estudo pode ser feito por meio de smartphone, mas algumas atividades requerem o uso de computador com editor de texto.

Pré-requisitos para o curso:    

Conhecimentos básicos em informática e editores de texto. Conhecimentos básicos sobre a construção de salas virtuais e configurações de atividades no Moodle.

Conteúdos:

  • Rubrica de avaliação: conceito e estrutura
  • Configuração da avaliação por Rubrica
  • Avaliação e feedback utilizando rubrica

Metodologia:

O curso propõe uma metodologia que contempla momentos de estudos individuais e atividades baseadas em autoinstrução com questionário online, seguidos de momentos com atividades atividades práticas em espaço coletivo para a configuração de Rubrica na sala virtual, na qual o cursista tem papel de editor no Moodle e pode praticar de forma livre e criativa os conteúdos desenvolvidos no curso.

Os conteúdos podem ser estudados de forma livre e estão disponíveis em forma de videoaula, recurso livro do moodle, videotutoriais e material complementar (links, vídeos e textos considerados relevantes).

Os cursistas têm à disposição um espaço de fórum colaborativo para troca de informações e colaboração no caso de dúvidas, aprendendo uns com os outros e colaborando ativamente na construção do conhecimento.

Este curso não possui tutoria.

Processo de Avaliação

A avaliação da aprendizagem é constituída de uma atividade avaliativa no formato de questionário disponível ao final e da realização de atividade prática em sala virtual realizada ao longo do curso.

Para obter aprovação, o cursista deve alcançar 60% da nota máxima no curso, constituída da nota do questionário avaliativo e  realizar envio da atividade prática.

Resumo:

Atividade Avaliativa (questionário) = obrigatória e avaliada em 100 pontos. (Nota final = nota mais alta das duas tentativas permitidas)

Atividade Prática = obrigatória e requisito para realização do questionário avaliativo. 

As duas atividades são requisito para a conclusão do curso. 

Autoinscrição (Estudante)