Opções de inscrição

Descrição do curso: Este curso tem por objetivo levar os alunos a navegarem e tirarem o melhor proveito do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) Moodle utilizado pelo Ifes, bem como levá-los a refletir sobre a importância da organização para o sucesso de sua aprendizagem e realização de cursos ou disciplinas realizadas a distância.

Carga horária: 60 horas

Idioma: Português

Nível de dificuldade: Básico

Professores/Instrutores:

Imagem da professora Marize

Público-alvo: alunos do Ifes ou público em geral que necessitam aprender a utilizar e interagir nas salas virtuais criadas no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) Moodle do Ifes

Requisitos técnicos: Necessário ter acesso à internet. Poderá ser acessado via smartphone ou computador.

Pré-requisitos para o curso: Não há pré-requisitos.

Conteúdos:

Introdução ao Moodle

  • Importância da organização para realizar cursos a distância;
  • O que é um Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem;
  • Navegando no Moodle (Barra de progresso, Livro de notas, Caixas adesivas)

Disponibilidade de Conteúdos

  • Arquivo/URL
  • Pasta
  • Página
  • Livro
  • Lição

Tipos de Atividades 

  • Tarefa
  • Questionário
  • Base de Dados
  • Fórum
  • Laboratório de Avaliação
  • Glossário
  • Wiki

Comunicação/Tendências

  • Chat
  • Mensagens
  • Diário
  • Escolha
  • Pesquisa
  • Pesquisa de Avaliação

Metodologia: 

A metodologia do curso contempla momentos de estudos individuais e atividades baseadas em autoinstrução como estudos dirigidos e questionários online, seguidos de momentos com atividades que levam o cursista à reflexão individual sobre sua aprendizagem. Os conteúdos podem ser estudados de forma livre pelo cursista e estão disponíveis em forma de vídeo tutoriais e material complementar (links, vídeos e textos considerados relevantes). Os cursistas têm à disposição um espaço de fórum colaborativo para troca de informações e colaboração no caso de dúvidas, aprendendo uns com os outros e colaborando ativamente na construção do conhecimento. Com o objetivo de estimular a participação dos alunos o ambiente será gamificado. Este curso não possui tutoria.

Processo de avaliação: 

A avaliação da aprendizagem será formativa e ocorrera ao longo dos quatro módulos do curso conforme descrição a seguir:

Introdução ao Moodle – 35 pontos 

Tipos de conteúdos - 20 pontos 

Tipos de atividades – 35 pontos 

Comunicação/Tendências – 10 pontos 

Para obter aprovação, o cursista deve alcançar 60% da nota máxima no curso, constituída da somatória de todas as atividades avaliativas realizadas ao longo do curso.  

Autoinscrição (Estudante)