- Nome do curso: Introdução a NoQSL com MongoDB
- Descrição do curso: Visa o aprendizado de Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados NoSQL orientado a documentos, denominado MongoDB. Também trata das diferenças entre SGBDs (Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados) relacionais e não relacionais, compreensão do formato JSON de dados, execução de comandos para criar e manter um banco de dados de teste em uma interface caracter, denominada mongosh, e outra gráfica (MongoDBCompass). Também trabalharemos com comandos de Consulta, Leitura, Atualização e Exclusão de dados (sigla CRUD), por meio de operadores de leitura e agregação em chaves e arrays, encerrando com funções agregadas.
- Carga horária: 60h
- Idioma: Português
- Nível de dificuldade: Avançado
- Professores/Instrutores: Edilson Luiz do Nascimento
- Público-alvo: Professores, servidores, alunos do Ifes e de outras instituições e pessoas da comunidade em geral que desejam conhecer conceitos e a prática de Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados não relacionais orientados a documentos, por meio do software MongoDB.
- Requisitos técnicos: Necessidade da execução do mongosh, e da instalação do MongoDBCompass, ambos gratuitos. Nesse sentido, é imprescindível acesso à internet banda larga e computador.
- Pré-requisitos para o curso: Recomendável, mas não obrigatório, conhecimentos básicos de Banco de Dados.
- Conteúdos:
-
Conceitos de SGBDs não relacionais;
-
Aspectos técnicos na abordagem dos SGBDs relacionais e não relacionais;
-
Considerações na modelagem de dados em SGBDs não relacionais orientados a documentos;
-
Formato de dados JSON;
-
Infraestrutura do MongoDB;
-
Analogia entre conceitos de SQL x noSQL;
-
Modelagem de dados orientado a documentos – exemplos;
-
Operadores de consulta e agregação no MongoDB;
-
Funções agregadas no MongoDB;
- Atualização de dados.
-
- Metodologia:
Os conteúdos serão estudados de forma livre pelo cursista e estão disponíveis em forma de vídeos, apostila, tutoriais, materiais textuais e links para internet.
Atividades práticas propostas para sedimentar os conhecimentos adquiridos, especialmente por meio de exercícios e exemplos resolvidos e comentados.
Fórum no qual os alunos podem interagir entre si, visando sanar dúvidas ou discutir os conteúdos trabalhados.
Outros recursos específicos em que os alunos podem compartilhar suas produções com os colegas, bem como olhar e comentar suas atividades, visando compartilhar experiências.
Há questionários avaliativos de correção automática.
Este curso não possui tutoria.
- Processo de Avaliação:
- 3 (três) atividades avaliativas no formato de games: jogo da forca - 15 pontos; palavras cruzadas - 20 pontos e sopa de letras - 15 pontos;
- 3 (três) questionários com formatos diversos, como Verdadeiro/Falso, preencher palavras, múltipla escolha e arrastar e soltar. Dois questionários valem 15 pontos e outro vale 20 pontos, totalizando 100 pontos. Assim, só poderão ser realizados caso o estudante tenha acessado certos recursos ou tenha realizado determinadas atividades, conforme especificado ao longo do curso.
- Vídeos interativos terão atividades não pontuadas durante a sua execução, para sedimentação do conteúdo;
- Para obter aprovação, o cursista deverá alcançar no mínimo 60% da nota máxima no curso, constituída da soma de todas as atividades avaliativas.
- Gerente: Vanessa Battestin
- Professor: Edilson Luiz do Nascimento