Nome do curso: Avaliação por Rubrica no Moodle
Descrição do curso: O curso apresenta o método de avaliação por rubrica no Moodle e suas potencialidades para contribuir no desenvolvimento do processo de aprendizagem dos estudantes e de acompanhamento e avaliação da aprendizagem pelos professores.
Este curso tem por objetivo geral capacitar o cursista para utilizar o método de avaliação por rubrica no Moodle.
Carga horária: 20 horas
Idioma: Português
Nível de dificuldade: Intermediário
Professores: Alanna Oliveira Pereira Carvalho; Aline Amorim.
Público-alvo: Profissionais da educação que já possuem domínio básico sobre criação de salas virtuais e configuração de atividades no Moodle e desejam ampliar seus conhecimentos sobre os métodos de avaliação disponíveis.
Requisitos técnicos: Computador e acesso à internet.
O estudo pode ser feito por meio de smartphone, mas algumas atividades requerem o uso de computador com editor de texto.
Pré-requisitos para o curso:
Conhecimentos básicos em informática e editores de texto. Conhecimentos básicos sobre a construção de salas virtuais e configurações de atividades no Moodle.
Conteúdos:
- Rubrica de avaliação: conceito e estrutura
- Configuração da avaliação por Rubrica
- Avaliação e feedback utilizando rubrica
Metodologia:
O curso propõe uma metodologia que contempla momentos de estudos individuais e atividades baseadas em autoinstrução com questionário online, seguidos de momentos com atividades atividades práticas em espaço coletivo para a configuração de Rubrica na sala virtual, na qual o cursista tem papel de editor no Moodle e pode praticar de forma livre e criativa os conteúdos desenvolvidos no curso.
Os conteúdos podem ser estudados de forma livre e estão disponíveis em forma de videoaula, recurso livro do moodle, videotutoriais e material complementar (links, vídeos e textos considerados relevantes).
Os cursistas têm à disposição um espaço de fórum colaborativo para troca de informações e colaboração no caso de dúvidas, aprendendo uns com os outros e colaborando ativamente na construção do conhecimento.
Este curso não possui tutoria.
Processo de Avaliação:
A avaliação da aprendizagem é constituída de uma atividade avaliativa no formato de questionário disponível ao final e da realização de atividade prática em sala virtual realizada ao longo do curso.
Para obter aprovação, o cursista deve alcançar 60% da nota máxima no curso, constituída da nota do questionário avaliativo e realizar envio da atividade prática.
Resumo:
Atividade Avaliativa (questionário) = obrigatória e avaliada em 100 pontos. (Nota final = nota mais alta das duas tentativas permitidas)
Atividade Prática = obrigatória e requisito para realização do questionário avaliativo.
As duas atividades são requisito para a conclusão do curso.
- Professor: Alanna Oliveira Pereira Carvalho
- Professor: Aline Pinto Amorim