Ir para o conteúdo principal

Opções de inscrição

 

Nome do curso: Caminhos para a alfabetização no contexto da deficiência visual

Descrição do curso: Este curso pretende capacitar os profissionais para uma atuação efetiva, com estudantes, adultos ou crianças, que necessitem da aprendizagem do sistema Braille. E também, contribuir para a produção de materiais e organização do ambiente de aprendizagem para facilitar o processo de alfabetização. 

Carga horária: 30h

Idioma: Português

Nível de dificuldade: Básico

Professores/Instrutores: Amanda de Almeida Soares

Público-alvo: Profissionais da área da educação formados ou em formação

Requisitos técnicos: Necessário ter acesso à internet. A plataforma deste curso poderá ser acessada via smartphone ou computador.

Pré-requisitos para o curso: Nível básico de conhecimentos no Moodle

Conteúdos:

  • Os conceitos em deficiência visual;
  • Métodos de alfabetização;
  • Conceitos que antecedem o ensino do Braille;
  • Método de ensino pelo pré-Braille.

Metodologia: O conteúdo será apresentado por meio de vídeos, textos e links para consulta. Por ser um curso sem tutoria, as atividades avaliativas estão baseadas nos textos e vídeos disponíveis. As atividades são diversificadas, de forma a contribuir para a dinâmica do processo de aprendizagem.

Processo de Avaliação: A avaliação da aprendizagem é constituída de: dois questionários, que valem 30 pontos cada totalizando 60 pontos; 2 jogos, que valem 20 pontos cada totalizando 40 pontos. Somando todas estas avaliações temos 100 pontos. Para obter aprovação, o cursista deve alcançar 60% da nota máxima no curso, constituída da média de todas as atividades avaliativas pontuadas realizadas ao longo do curso.

Autoinscrição (Estudante)