- Nome do curso: Desvendando o Plano Educacional Individualizado (PEI)
- Descrição do curso: O curso visa auxiliar na elaboração e desenvolvimento do Plano Educacional Especializado (PEI), por meio da apresentação de conceitos e legislações ligados à educação inclusiva; conceituação sobre adequação curricular; aprofundamento do que consiste o Plano Educacional Individualizado (PEI) e sua operacionalização.
- Carga horária: 30h
- Idioma: Português
- Nível de dificuldade: Básico
- Professores/Instrutores: Keytt Dayane Pirovani Furtado
- Público-alvo: Servidores do Ifes ou qualquer profissional da educação que necessite ou tenha interesse em compreender um pouco mais sobre a Educação Inclusiva, por meio da elaboração do Plano Educacional Individualizado (PEI).
- Requisitos técnicos: Computador e/ou smartphone com acesso à internet.
- Pré-requisitos para o curso: Não há.
- Conteúdos:
- Principais conceitos da Educação Inclusiva e Legislação.
- Adequação Curricular para Pessoas Público Alvo da Educação Especial.
- Plano Educacional Individualizado (PEI) – Estrutura e elaboração.
- Metodologia: Os conteúdos do curso estarão disponíveis em forma de vídeos, textos, apresentação em slides, links da internet e material complementar para aprofundamento das temáticas sugeridas. Os(a) cursistas terão a oportunidade de interagir uns com os outros por meio do fórum, no ambiente virtual, para troca de informações e suporte mútuo, o que favorece na construção do conhecimento e troca de experiências. Este curso não possui tutoria.
- Processo de Avaliação: A avaliação da aprendizagem se dará por meio de dois questionários autocorrigidos, no valor de 50 pontos cada, totalizando 100 pontos. Além dos questionários, será proposta, como prática livre, a elaboração de um PEI que será compartilhado por meio do fórum. A atividade de prática livre não será pontuada e seu envio é facultativo. Para obter aprovação, o cursista deverá alcançar 60% da nota máxima no curso, constituída da soma dos questionários realizados ao longo do curso.
- Gerente: Vanessa Battestin
- Professor: Keytt Dayane Pirovani Furtado