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Nome do curso: Educador Maker: Aprendizagem Baseada em Projetos

DescriçãoEste curso tem como objetivo levar educadores refletirem sobre o uso da Aprendizagem Baseada em Projetos em espaços Maker para atender as demandas do século XXI.

Carga horária: 30 horas

Idioma: Português

Nível de dificuldade: Básico

Professores/Instrutores:

  • Profa. Dra. Marize Lyra Silva Passos - Ifes
  • Profa. Dra. Mariella Berger Andrade - Ifes
  • Prof. Dr. Vitor Bremgartner da Frota - Ifam
  • Profa. MSc. Jocélia Abreu Barcellos Vargas - Ifes

Público-alvo: profissionais da área de educação que tenham interesse em conhecer os princípios básicos da Cultura Maker a serem utilizados na educação e, a partir daí, criar espaços educativos Maker.

Requisitos técnicos: Necessário ter acesso à internet. Poderá ser acessado via smartphone ou computador.

Pré-requisitos: Não há pré-requisitos.

Conteúdos

  • Pilares da Aprendizagem Criativa;
  • Aprendizagem Baseada em Projetos;
  • Elementos Essenciais de Design de Projeto;
  • Práticas de Ensino Baseadas em Projetos;
  • Compartilhando Projetos para Espaços Maker.

Metodologia

O curso propõe uma metodologia que contempla momentos de estudos individuais e atividades baseadas em autoinstrução como estudos dirigidos e questionários online, seguidos de momentos com atividades que levam o cursista à reflexão individual sobre sua prática e atividades práticas em espaço coletivo com atividade de compartilhamento de práticas ligadas ao uso da Aprendizagem Baseada em Projetos em espaços Maker.

Os conteúdos podem ser estudados de forma livre pelo cursista e estão disponíveis em forma de vídeo tutoriais e material complementar (links, vídeos e textos considerados relevantes).

Os cursistas têm à disposição um espaço de fórum colaborativo para troca de informações e colaboração no caso de dúvidas, aprendendo uns com os outros e colaborando ativamente na construção do conhecimento.

Este curso não possui tutoria.

Processo de Avaliação

A avaliação da aprendizagem é constituída de quatro atividades avaliativas no formato de questionário e quatro atividades avaliativas no formato de jogos. Além de atividades práticas opcionais realizadas ao longo do curso postadas em um fórum específico do tópico, que irá fornecer emblemas para os cursistas que as fizerem.

Para obter aprovação, o cursista deve alcançar 60% da nota máxima no curso, constituída da somatória de todas as atividades avaliativas realizadas ao longo deste.  

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