Nome do curso: Educador Maker: ensino 'mão na massa'
Descrição do curso: Este curso tem como objetivo geral formar educadores capazes de reconhecer e integrar características da cultura maker na educação, utilizando a tecnologia como meio e não fim do processo de aprendizagem, a fim de atender as demandas da educação do século XXI.
Carga horária: 30 horas
Idioma: Português
Nível de dificuldade: Intermediário
Professores/instrutores:
- Marcos Vinícius Forecchi Accioly - Ifes;
- Profa. Dra. Marize Lyra Silva Passos - Ifes;
- Profa. Dra. Mariella Berger Andrade - Ifes.
Público alvo: profissionais da área de educação que tenham interesse em trabalhar a cultura maker no ensino.
Requisitos técnicos: Computador ou smartphone com acesso à internet.
Pré-requisitos para o curso: Este curso não possui pré-requisitos.
Conteúdos
1. Como ser um educador maker
a. A história da cultura maker e seu contexto atual
b. A educação do século 21 e a cultura maker
c. Práticas para educadores com cultura maker
2. A cultura maker e a sala de aula
a. Conceitos a se observar: aprendizagem centrada no aluno, aprender fazendo, projetos
desafiadores e valorização do erro
b. Os espaços maker: a sala de aula como um espaço maker
c. Práticas sugeridas para a sala de aula sobre cultura maker
3. O ensino de ciências e a cultura maker
a. Como utilizar a cultura maker no ensino de ciências
b. Criando e acompanhando projetos maker
c. Reflexões sobre o ensino de ciências e a cultura maker
4. Compartilhando práticas maker na educação
a. Exemplos e casos de sucesso
b. Outras fontes de inspiração
Metodologia
O acesso ao curso é feito através de cadastro e criação de perfil para o Ambiente Virtual de Aprendizagem, onde todo material está disponibilizado.
Os conteúdos a serem estudados de forma livre pelo cursista estão disponíveis em forma de videoaulas e material complementar (links, vídeos e textos considerados relevantes para seus estudos).
Para promover o aprofundamento das discussões, o aluno terá fórum de discussão à disposição no ambiente virtual. Neles, ele poderá discutir os conteúdos disponibilizados, além da possibilidade de troca de informações e conhecimentos.
Este curso não possui tutoria.
Processo de Avaliação
A avaliação da aprendizagem é constituída de duas atividades avaliativas no formato de questionário e dois jogos avaliativos ao longo do curso.
Para obter aprovação, o cursista deve alcançar 60% da nota máxima no curso, constituída da soma de todas as atividades avaliativas realizadas ao longo do curso e o envio da atividade final nos termos estabelecidos.
- Professor: Mariella Berger Andrade
- Professor: Marcos Vinicius Forecchi Accioly
- Professor: Marize Lyra Silva Passos