Opções de inscrição

Nome do curso: Introdução à gestão da inovação

Descrição do curso: Conceito e contextualização da inovação e gestão da inovação. Fases de um processo de inovação. Áreas com necessidade de geração de inovação. Cenário Mundial x Brasileiro. Sistema Nacional de Inovação. Por que Inovar? Riscos e Barreiras. Desafios da inovação para as empresas.

Carga horária: 30h

Idioma: Português

Nível de dificuldade: Básico

Público-alvo: Bolsistas e pesquisadores do Polo de Inovação, docentes e discentes do Ifes e público em geral

Requisitos técnicos: Computador, tablet ou smartphone com acesso à internet.

Pré-requisitos para o curso: Conhecimentos básicos em informática e páginas de internet

Conteúdos:

Módulo 1

1. Conceito e Função
2. Contextualização (5w2h)
3. Fases de um processo de inovação
4. Áreas de Produção com extrema necessidade de geração de inovação
    a. Indústrias alimentícias
    b. Usinas e parques de energia
    c. Indústrias farmacêuticas
    d. Água
    e. Meio Ambiente e sustentabilidade
5. Cenário Mundial
6. Cenário Brasileiro
7. Cenário Mundial x Brasileiro
    a. Olhar crítico
    b. Aprendizado contínuo
8. Sistema Nacional de Inovação – SNI
    a. Conceito
    b. Tipologia (Produtos, processos, mercado e organizações)
    c. Exemplos práticos dos tipos de inovação
9. Indicadores Brasileiros
    a. IBGE/PINTEC (Pesquisa Industrial de Inovação Tecnológica
10. Inovação: oportunizando a competitividade

Módulo 2

11. Ferramentas que auxiliam a inovação e competitividade
    a. Canvas
    b. Matriz SWOT
    c. TRL
    d. Kanban
12. Fatores que impulsionam a inovação nas empresas
13. Estímulos à inovação nas empresas
14. Casos da falta de inovação, gestão e competitividade
15. Porquê Inovar?
    a. Riscos
    b. Barreiras
16. Oportunidades para inovar
    a. Embrapii
    b. Incubadoras
    c. Startups
    d. Spinoff
17. Desafios para a inovação para as empresas
18. Modelos de Inovação
19. Atividades e Responsabilidades de PD&I
20. Custos e benefícios da inovação

Metodologia: Aulas baseadas em múltiplos recursos de mídia, com textos/apostilas, vídeo-aulas, áudios e atividades avaliativas do conteúdo aprendido.

Processo de Avaliação: questionários de autocorreção totalizando 100 pontos distribuídos em três avaliações (uma ao fim da Unidade 1 e duas na Unidade 2) contendo 30 questões. Para emissão de certificado, atenta-se ao critério de aproveitamento mínimo de 60% na avaliação.

Autoinscrição (Estudante)