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  • Nome do curso: Gamiciências: Gamificação para o ensino de ciências

  • Descrição do curso: O curso visa orientar e explanar sobre algumas técnicas de gamificação, sob o olhar de Yu-kai Chou com o método Octalysis, dentro do universo da BNCC para o ensino de ciências.

  • Carga horária: 45h

  • Idioma: Português

  • Nível de dificuldade: Básico

  • Público-alvo: Profissionais da Educação que visam utilizar a gamificação em sala de aula. 

  • Requisitos técnicos: Computador ou smartphone com acesso à Internet. Contudo, para a utilização e melhor aproveitamento de alguns recursos, é recomendável o uso do computador.

  • Pré-requisitos para o curso: Conhecimentos básicos para uso e manuseio do computador, além de conhecimentos básicos de Moodle. 

  • Conteúdos:

    - Introdução e contextualização da gamificação. 
    O que não é gamificação e o ensino de ciências na BNCC.
    - Modelo Octalysis:
    • Significado épico

    • Desenvolvimento e realização

    • Empoderamento da Criatividade e feedback

    • Propriedade e posse

    • Influência social e pertencimento

    • Escassez e impaciência

    • Imprevisibilidade e curiosidade

    • Perda e Privação


    - Gamificação na Educação

  • Metodologia:

    - O curso não possui tutoria. 
    - O aluno escolhe em qual nível pretende percorrer, podendo passar pelo universo da "Vida e Evolução", "Matéria e Energia" e o "Terra e Universo", que são as áreas da BNCC para o ensino de ciências. 
    - No decorrer do curso, o aluno vai avançando nas atividades gamificadas e desafios, conforme isso vai acontecendo, o aluno vai subindo de nível.
    - Os conteúdos podem ser estudados de forma livre, no tempo do aluno e no local de sua preferência

  • Processo de Avaliação: A partir dos estudos desenvolvidos no ambiente, o cursista poderá demonstrar seus conhecimentos através de atividades avaliativas. Para obter aprovação, o cursista deve alcançar 60% da nota máxima do curso.
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