- Nome do curso: Gamiciências: Gamificação para o ensino de ciências
- Descrição do curso: O curso visa orientar e explanar sobre algumas técnicas de gamificação, sob o olhar de Yu-kai Chou com o método Octalysis, dentro do universo da BNCC para o ensino de ciências.
- Carga horária: 45h
- Idioma: Português
- Nível de dificuldade: Básico
- Público-alvo: Profissionais da Educação que visam utilizar a gamificação em sala de aula.
- Requisitos técnicos: Computador ou smartphone com acesso à Internet. Contudo, para a utilização e melhor aproveitamento de alguns recursos, é recomendável o uso do computador.
- Pré-requisitos para o curso: Conhecimentos básicos para uso e manuseio do computador, além de conhecimentos básicos de Moodle.
- Conteúdos:
- Introdução e contextualização da gamificação.
- O que não é gamificação e o ensino de ciências na BNCC.
- Modelo Octalysis:
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Significado épico
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Desenvolvimento e realização
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Empoderamento da Criatividade e feedback
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Propriedade e posse
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Influência social e pertencimento
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Escassez e impaciência
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Imprevisibilidade e curiosidade
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Perda e Privação
- Gamificação na Educação -
- Metodologia:
- O curso não possui tutoria.
- O aluno escolhe em qual nível pretende percorrer, podendo passar pelo universo da "Vida e Evolução", "Matéria e Energia" e o "Terra e Universo", que são as áreas da BNCC para o ensino de ciências.
- No decorrer do curso, o aluno vai avançando nas atividades gamificadas e desafios, conforme isso vai acontecendo, o aluno vai subindo de nível.
- Os conteúdos podem ser estudados de forma livre, no tempo do aluno e no local de sua preferência. - Processo de Avaliação: A partir dos estudos desenvolvidos no ambiente, o cursista poderá demonstrar seus conhecimentos através de atividades avaliativas. Para obter aprovação, o cursista deve alcançar 60% da nota máxima do curso.
- Professor: Débora Alice Carvalho da Silva
- Professor: Marize Lyra Silva Passos