Opções de inscrição

  • Nome do curso: Gestão Estratégica em Instituições Públicas de Ensino Superior

  • Descrição do curso
    Este curso é uma iniciativa do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) junto ao programa Universidade Aberta Capixaba (UnAC) para atender a demanda de aprofundamento na formação de alunos do curso de Pós-graduação lato sensu em Gestão Pública e proporcionar a ampliação do conhecimento acerca do tema Administração Pública.

    Apresenta a parte instrucional que propõe ao cursista assumir o papel de agente organizacional e, ao mesmo tempo, busca levá-lo a uma reflexão acerca tríade “o pensar, o refletir e o agir” no contexto da gestão em Instituições Públicas de Ensino Superior. O curso foi elaborado em nível básico a partir de autores reconhecidos internacionalmente nas áreas do conhecimento: Prática administrativa e Gestão Acadêmica.

  • Carga horária: 60 horas

  • Idioma: Português (brasileiro)

  • Nível de dificuldade: Básico

  • Professores/Instrutores: Monia Lavra Vignati

  • Público-alvo: Alunos e servidores do Ifes e de outras Instituições de Ensino Superior (IES) que atuam ou tenham interesse em atuar em cargos de gestão pública ou em organizações públicas voltadas à educação.

  • Requisitos técnicos: Ter uma conta de acesso ao Google e utilização do Google Drive.

  • Pré-requisitos para o curso: Não há necessidade de conhecimentos prévios para a realização do curso.

  • Conteúdos
    ● Tipos de organizações
    ● Instituições Públicas de Ensino Superior - Influência externa (stakeholders) - Influência interna - Novos desafios pós-pandemia
    ● A estratégia como prática administrativa
    ● A tríade “o pensar, o refletir e o agir” na prática administrativa
    ● O papel do gestor em Instituições Públicas de Ensino Superior

  • Metodologia
    O curso propõe uma metodologia que abrange estudos individuais e atividades baseadas em auto instrução, como estudos e atividades dirigidas. Para conteúdo, os materiais serão disponibilizados em mídias diversificadas: videoaulas, podcast, links, imagens, textos inéditos desenvolvidos pela autora do curso com base em autores/pesquisadores reconhecidos internacionalmente nos assuntos abordados.

    Segue-se a cada estudo dirigido, atividades dirigidas que levam o cursista à reflexão individual sobre sua prática. Passo a passo ao longo do curso, o cursista assume o papel de agente organizacional. Os conteúdos podem ser estudados de forma livre pelo cursista. Quanto às atividades, faz-se necessário que o cursista cumpra etapas como pré-requisito, passo a passo, até concluir as atividades propostas no curso.

    Os cursistas têm à disposição um espaço de fórum colaborativo para troca de informações e colaboração no caso de dúvidas, aprendendo uns com os outros, assim como, colaborando ativamente na construção do conhecimento. Este curso não possui tutoria.

  • Processo de Avaliação: A avaliação da aprendizagem é constituída por questionários e jogos de correção automática. Para obter aprovação, o cursista deve alcançar 60% da nota máxima no curso, constituída da média de todas as atividades avaliativas realizadas ao longo do curso.

Autoinscrição (Estudante)
Autoinscrição (Estudante)
Acessibilidade

Cor de fonte Cor de fonte

Tipo de fonte Tipo de fonte

Font Kerning Font Kerning

Tamanho da fonte Tamanho da fonte

1

Visibilidade da Imagem Visibilidade da Imagem

Espaçamento entre letras Espaçamento entre letras

0

Altura da Linha Altura da Linha

1.2

Destaque do link Destaque do link

Cor do texto Cor do texto