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Opções de inscrição

  • Nome do curso: Gestão Estratégica em Instituições Públicas de Ensino Superior

  • Descrição do curso
    Este curso é uma iniciativa do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) junto ao programa Universidade Aberta Capixaba (UnAC) para atender a demanda de aprofundamento na formação de alunos do curso de Pós-graduação lato sensu em Gestão Pública e proporcionar a ampliação do conhecimento acerca do tema Administração Pública.

    Apresenta a parte instrucional que propõe ao cursista assumir o papel de agente organizacional e, ao mesmo tempo, busca levá-lo a uma reflexão acerca tríade “o pensar, o refletir e o agir” no contexto da gestão em Instituições Públicas de Ensino Superior. O curso foi elaborado em nível básico a partir de autores reconhecidos internacionalmente nas áreas do conhecimento: Prática administrativa e Gestão Acadêmica.

  • Carga horária: 60 horas

  • Idioma: Português (brasileiro)

  • Nível de dificuldade: Básico

  • Professores/Instrutores: Monia Lavra Vignati

  • Público-alvo: Alunos e servidores do Ifes e de outras Instituições de Ensino Superior (IES) que atuam ou tenham interesse em atuar em cargos de gestão pública ou em organizações públicas voltadas à educação.

  • Requisitos técnicos: Ter uma conta de acesso ao Google e utilização do Google Drive.

  • Pré-requisitos para o curso: Não há necessidade de conhecimentos prévios para a realização do curso.

  • Conteúdos
    ● Tipos de organizações
    ● Instituições Públicas de Ensino Superior - Influência externa (stakeholders) - Influência interna - Novos desafios pós-pandemia
    ● A estratégia como prática administrativa
    ● A tríade “o pensar, o refletir e o agir” na prática administrativa
    ● O papel do gestor em Instituições Públicas de Ensino Superior

  • Metodologia
    O curso propõe uma metodologia que abrange estudos individuais e atividades baseadas em auto instrução, como estudos e atividades dirigidas. Para conteúdo, os materiais serão disponibilizados em mídias diversificadas: videoaulas, podcast, links, imagens, textos inéditos desenvolvidos pela autora do curso com base em autores/pesquisadores reconhecidos internacionalmente nos assuntos abordados.

    Segue-se a cada estudo dirigido, atividades dirigidas que levam o cursista à reflexão individual sobre sua prática. Passo a passo ao longo do curso, o cursista assume o papel de agente organizacional. Os conteúdos podem ser estudados de forma livre pelo cursista. Quanto às atividades, faz-se necessário que o cursista cumpra etapas como pré-requisito, passo a passo, até concluir as atividades propostas no curso.

    Os cursistas têm à disposição um espaço de fórum colaborativo para troca de informações e colaboração no caso de dúvidas, aprendendo uns com os outros, assim como, colaborando ativamente na construção do conhecimento. Este curso não possui tutoria.

  • Processo de Avaliação: A avaliação da aprendizagem é constituída por questionários e jogos de correção automática. Para obter aprovação, o cursista deve alcançar 60% da nota máxima no curso, constituída da média de todas as atividades avaliativas realizadas ao longo do curso.

Autoinscrição (Estudante)