Opções de inscrição

Nome do curso: Educador Maker: ensino 'mão na massa'

Descrição do curso: Este curso tem como objetivo geral formar educadores capazes de reconhecer e integrar características da cultura maker na educação, utilizando a tecnologia como meio e não fim do processo de aprendizagem, a fim de atender as demandas da educação do século XXI.

Carga horária: 30 horas

Idioma: Português

Nível de dificuldade: Intermediário

Professores/instrutores

  • Marcos Vinícius Forecchi Accioly - Ifes; 
  • Profa. Dra. Marize Lyra Silva Passos - Ifes; 
  • Profa. Dra. Mariella Berger Andrade - Ifes.

Público alvo: profissionais da área de educação que tenham interesse em trabalhar a cultura maker no ensino.

Requisitos técnicos: Computador ou smartphone com acesso à internet. 

Pré-requisitos para o curso: Este curso não possui pré-requisitos.

Conteúdos

  1. Boas vindas e ‘mão na massa’!

  2. O Educador Maker e a sala de aula

    1. Conceitos a se observar: aprendizagem centrada no aluno, aprender fazendo, projetos desafiadores e valorização do erro

    2. Reflexões sobre os espaços maker e sua prática: a sala de aula como um espaço maker

    3. Conceitos da cultura maker e a BNCC

  3. O Ensino de Ciências e o Educador Maker

    1. Reflexões e orientações sobre o ensino de ciências e a cultura maker

    2. Criando e acompanhando projetos maker

    3. Práticas e projeto de atividade ‘mão na massa’

    4. Explorando a Aprendizagem Criativa
  4. Feira Maker de Ciências

    1. Compartilhamento de depoimentos e casos de sucesso

    2. Outras fontes de inspiração

Metodologia

O acesso ao curso é feito através de cadastro e criação de perfil para o Ambiente Virtual de Aprendizagem, onde todo material está disponibilizado.

Os conteúdos a serem estudados de forma livre pelo cursista estão disponíveis em forma de videoaulas e material complementar (links, vídeos e textos considerados relevantes para seus estudos).

Para promover o aprofundamento das discussões, o aluno terá fórum de discussão à disposição no ambiente virtual. Neles, ele poderá discutir os conteúdos disponibilizados, além da possibilidade de troca de informações e conhecimentos. 

Este curso não possui tutoria. 

Processo de Avaliação

A avaliação da aprendizagem é constituída de duas atividades avaliativas no formato de questionário e dois jogos avaliativos ao longo do curso.

Para obter aprovação, o cursista deve alcançar 60% da nota máxima no curso, constituída da soma de todas as atividades avaliativas realizadas ao longo do curso e o envio da atividade final nos termos estabelecidos.  

Autoinscrição (Estudante)