Nome do curso: Design Thinking e MEPE: Soluções Educacionais Inovadoras
Descrição do curso:
O curso apresenta os fundamentos do Design Thinking e da MEPE (Metodologia para Elaboração de Produtos Educacionais) como abordagens complementares para a criação de produtos educacionais inovadores. Voltado a professores, estudantes de pós-graduação (especialmente mestrados e doutorados profissionais em ensino), formadores de docentes, técnicos da área educacional e demais profissionais interessados em metodologias ativas e inovação, o curso visa capacitar os participantes a desenvolver soluções educacionais centradas no usuário, com foco na prática docente e na melhoria do ensino.
Elaborado em nível intermediário, o curso é autoinstrucional, aberto e gratuito, e utiliza recursos multimídia (vídeos, textos, infográficos e atividades interativas), estimulando a empatia, a criatividade e a experimentação na resolução de desafios educacionais reais.
Carga horária: 20 horas
Idioma: Português
Nível de dificuldade: Intermediário
Professores/Instrutores:
Márcia Gonçalves de Oliveira (IFES – CEFOR)
Keila Crystyna Brito e Silva (Doutoranda EDUCIMAT/IFES)
Público-alvo:
Professores da Educação Básica e Superior, estudantes de pós-graduação, formadores de docentes, técnicos da área educacional e demais profissionais da educação interessados em inovação pedagógica e metodologias ativas aplicadas à elaboração de produtos educacionais.
Requisitos técnicos:
Acesso à internet e dispositivo eletrônico (computador, tablet ou smartphone). Embora o curso possa ser acompanhado em dispositivos móveis, recomenda-se o uso de computador para a execução das atividades de modelagem e prototipagem de produtos educacionais.
Pré-requisitos para o curso:
Conhecimentos básicos em informática e editores de texto. Recomenda-se familiaridade com práticas de ensino ou desenvolvimento de projetos educacionais.
Conteúdos:
- Fundamentos do Design Thinking aplicados à educação;
- Etapas do Design Thinking;
- Introdução à MEPE: estrutura e princípios metodológicos;
- Ferramentas para diagnóstico e escuta ativa;
- Prototipação e validação com foco no Mínimo Produto Viável (MVP);
- Planejamento e elaboração de produtos educacionais inovadores;
- Exemplos e inspirações: boas práticas na criação de soluções educacionais.
Metodologia:
Os conteúdos são estudados de forma livre pelo cursista e apresentados por meio de vídeos, materiais textuais e infográficos.
O curso adota uma abordagem de aprendizagem baseada no Design Thinking e na MEPE, estimulando a empatia, a cocriação e a experimentação. As atividades são autoinstrucionais, com foco na reflexão sobre a prática docente e no desenvolvimento de soluções reais para desafios educacionais.
O curso é totalmente online e não possui tutoria, permitindo que o cursista avance no próprio ritmo, com acompanhamento por autoavaliações e feedback automatizado.
Processo de Avaliação:
A avaliação da aprendizagem é realizada por meio de autoavaliação e atividades com feedback automatizado, totalizando 100 pontos.
Para obter aprovação e certificação, o cursista deverá alcançar 60% da nota máxima, considerando a soma de todas as atividades avaliativas realizadas ao longo do curso.
- Professor: Keila Crystyna Brito e Silva
- Professor: Márcia Gonçalves de Oliveira