- Nome do curso: Segurança Hídrica do Rio Doce pela perspectiva CTSA
- Descrição do curso: Este curso tem como objetivo explorar estratégias pedagógicas voltadas à preservação dos recursos hídricos, integrando teorias e práticas que promovam uma educação interdisciplinar e transformadora. Fundamentado nos pilares da abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), o curso propõe um ensino problematizador, participativo e crítico. Dessa forma, busca capacitar educadores para implementar ações educativas que conectem o conhecimento científico à responsabilidade socioambiental, fomentando uma educação interdisciplinar, engajadora e transformadora.
- Carga horária: 20h
- Idioma: Português
- Nível de dificuldade: Básico
- Professores/Instrutores: Nícolas do Espirito Santo Trancho; Marize Lyra Silva Passos; Isaura Alcina Martins Nobre
- Público-alvo:
- Educadores e pessoas interessadas em refletir sobre a preservação hidrológica do Rio Doce pela perspectiva CTSA;
- Educadores que queiram desenvolver a Educação Ambiental de maneira contínua e significativa.
- Requisitos técnicos:
- Necessário ter dispositivo com acesso à internet;
- Poderá ser acessado via smartphone ou computador;
- Pré-requisitos para o curso:
- Este curso não exige pré-requisitos.
- Este curso não exige pré-requisitos.
- Conteúdos:
- Segurança Hídrica, desenvolvimento sustentável e legislação ambiental;
- Concepção problematizadora e libertadora da Educação Ambiental;
- Metodologias de Ensino-Aprendizagem aplicadas ao tema “Água e Sustentabilidade”.
- Processo de Avaliação: O cursista será avaliado por meio de questionários avaliativos de autocorreção ao final de cada tópico, que juntos totalizam 100 pontos, divididos da seguinte forma:
- Serão três questionários, sendo dois questionários com o valor de 20 pontos e um com o valor de 30 pontos, num total de 70 pontos.
- O cursista terá duas chances para fazer cada avaliação, prevalecerá a maior nota.
- Serão utilizados três jogos, um jogo por tópico, sendo atribuído 10 pontos por cada jogo, num total de 30 pontos, não sendo levado em consideração a quantidade de tentativas.

- Professor: Nicolas Do Espírito Santo Trancho
- Professor: Marize Lyra Silva Passos
- Professor: Isaura Nobre