- Nome do curso: Explorando Estilos de Aprendizagem
- Descrição do curso: O curso sobre Estilos de Aprendizagem oferece uma exploração das teorias e modelos relacionadas aos diferentes estilos de aprendizagem. O curso aborda os fundamentos teóricos dos estilos de aprendizagem, incluindo teorias de renome como as de Kolb, Neil Fleming, Honey e Alonso, Dunn e Dunn e Felder e Silverman. Os participantes aprenderão a identificar e avaliar estilos de aprendizagem individuais, adaptar o ensino para atender às necessidades variadas dos alunos e promover ambientes de aprendizagem inclusivos.
- Carga horária: 30h
- Idioma: Português
- Nível de dificuldade: Básico
- Professores/Instrutores: Kamila Scalzer
- Público-alvo: Este curso é direcionado a uma ampla gama de profissionais da área educacional, bem como estudantes e pesquisadores interessados em compreender melhor como as pessoas aprendem. Isso inclui professores, pedagogos, psicólogos educacionais, estudantes universitários que estão estudando educação, psicologia ou áreas relacionadas.
- Requisitos técnicos: Computador, tablet ou smartphone com acesso à internet.
- Pré-requisitos para o curso: Não há pré-requisitos.
- Conteúdos:
• Fundamentos dos Estilos de Aprendizagem.
• Teorias dos Estilos de Aprendizagem.
• Identificando o Estilo de Aprendizagem.
• Adaptando o Ensino aos Diferentes Estilos de Aprendizagem. - Metodologia: Este curso não possui tutoria. Dessa forma, os conteúdos, a serem estudados de forma livre pelo cursista, estão baseados em aulas em vídeo, materiais textuais, links e áudio. Há atividades propostas para que o cursista coloque em prática os conhecimentos adquiridos. Há um fórum de discussão à disposição no ambiente virtual no qual os alunos podem interagir entre si, visando sanar dúvidas ou discutir os conteúdos trabalhados. Não há presença de tutor para tirar dúvidas de conteúdo e de outras ordens. Nesse sentido, o participante é responsável pelo seu aprendizado, desenvolvendo-o de maneira autônoma e automotivacional. Deve estar atento para a organização e a gestão do tempo, definindo seu ritmo de estudos.
- Processo de Avaliação: O cursista será avaliado por meio de atividades avaliativas diversas: jogo da memória, atividades e questionário de avaliação final que juntas totalizam 100 pontos. Elas possuem restrição para sua realização. Assim, estão condicionados ao acesso de certos recursos. Para obter aprovação, o cursista deverá alcançar 60% da nota máxima no curso, constituída da soma de todas as atividades avaliativas realizadas.

- Professor: Kamila Scalzer