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  • Nome do curso: Geomorfologia do Rio Piraquê-açu - Da Nascente ao Manguezal
  • Descrição do curso: O Curso tem a intenção de investigar a compartimentação geomorfológica da bancia do rio Piraque-açu e os impactos decorrentes da ocupação humana nas áreas ribeirinhas, analisando as consequências socioambientais e econômicas desse fenômeno. A proposta explora como a geomorfologia das áreas ocupadas, as atividades humanas, como urbanização, agricultura e indústria, afetam a qualidade da água, a biodiversidade e a dinâmica dos ecossistemas fluviais. Além disso, aborda algumas práticas de gestão sustentável e as políticas de preservação necessárias para reduzir os danos ambientais e promover a convivência entre as comunidades e os rios.
  • Carga horária: 20 horas
  • Idioma: português
  • Nível de dificuldade: Básico
  • Professores/Instrutores: Luciano José de Mello, Carlos Roberto Pires Campos.
  • Público-alvo: Educadores Ambientais 
  • Requisitos técnicos: Computador, Smartphone ou tablet com internet
  • Pré-requisitos para o curso: Ter concluido o Ensino Médio
  • Conteúdos
  1. - Geomorfologia fluvial do Piraquê-açu – estudos do relevo, análise de mapas de relevo e hidrografia;
  2. - Biomas e ecossistemas;
  3. - Noções de Legislação Ambiental;
  4. - Ocupação da bacia do Piraquê-açu;
  5. - Práticas de Educação Ambiental na bacia do rio;
  • Metodologia:O curso utiliza uma metodologia ativa e contextualizada, com foco na integração de conteúdos de Geografia e temas socioambientais, especialmente a ocupação das margens dos rios e seus impactos. Os conteúdos são organizados em módulos que combinam leituras, vídeos, atividades práticas e avaliações, com o objetivo de conectar teoria e prática de forma significativa. Durante o curso, os cursistas serão incentivados a aplicar os conhecimentos adquiridos em atividades didáticas e experimentais, incluindo o planejamento de projetos que podem ser replicados em suas salas de aula. Essa abordagem busca promover uma compreensão prática, envolvendo os participantes em um processo educativo que valoriza a educação ambiental e a gestão sustentável dos recursos hídricos.
  • Processo de Avaliação: A avaliação do curso será contínua, com questionários aplicados ao final de cada módulo para verificar o entendimento do conteúdo. Esses questionários são de autocorreção e os cursistas terão duas tentativas para realizá-los, sendo considerada a maior nota obtida. A soma total das pontuações dos questionários será de 100 pontos, e para aprovação, o cursista precisará alcançar pelo menos 60% da pontuação máxima, somando todas as atividades realizadas ao longo do curso.

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