- Nome do curso: "Desvendando a Tabela Periódica do Rio Doce"
- Descrição do curso: Através da abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), o curso proporciona uma formação que vai além do conhecimento teórico, incentivando práticas pedagógicas que valorizem a compreensão dos impactos dos elementos químicos presentes nos rejeitos – como ferro, manganês e alumínio – além da fauna e flora. Ao integrar atividades experimentais e discussões de casos reais, o curso prepara educadores para despertar a consciência ambiental nos alunos, estimulando uma análise crítica dos riscos à saúde humana e ao meio ambiente. Desta forma, contribui para uma formação cidadã e responsável, fundamental para uma sociedade mais preocupada com a crise ambiental atual. Aqui iremos compreender a presença e os efeitos dos elementos químicos, permitindo que os cursistas identifiquem os principais elementos químicos presentes nos rejeitos do rompimento da barragem do rio Doce, e compreendam seus impactos para o meio ambiente e para a saúde. O curso também possui objetivo de desenvolver habilidades para o uso da abordagem CTSA no ensino, capacitando professores a utilizar a metodologia em suas aulas, integrando Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente em suas atividades.
- Carga horária: 20 horas.
- Idioma: Português (BR)
- Nível de dificuldade: Básico.
- Professores/Instrutores: Diego Suhet Moreira e Manuella Villar Amado.
- Público-alvo: Professores da educação básica.
- Requisitos técnicos: Computador ou smartphone conectado a rede de internet.
- Pré-requisitos para o curso: Conhecimentos básicos sobre Química.
- Conteúdos:
- Introdução aos elementos químicos da Tabela Periódica;
- Bioacumulação dos elementos químicos;
- Ensino de Química e perspectiva CTSA;
- Aulas experimentais significativas.
- Metodologia: Este curso utiliza uma metodologia ativa e contextualizada, centrada na integração de conteúdos de Química com temas socioambientais, em especial o crime ambiental que ocasionou o rompimento da barragem de Fundão, além de seus impactos. Os conteúdos são organizados e inseridos em módulos, onde intercalam leituras, vídeos, atividades e avaliações, visando conectar teoria e prática. Ao longo do curso, o cursista será incentivado a aplicar os conhecimentos adquiridos em atividades didáticas e experimentais, planejando projetos que podem ser replicados em suas salas de aula.
- Processo de Avaliação: A avaliação será contínua, onde ao final de cada módulo o cursista deverá responder ao questionário referente ao conteúdo trabalhado. Os questionários possuem autocorreção e serão dadas duas chances para sua realização, onde a nota mais alta prevalecerá. A soma dos questionários totalizará 100 pontos, onde para obter a aprovação, o cursista deverá alcançar 60% da nota máxima no curso na soma de todas as atividades propostas.

- Professor: Diego Suhet Moreira
- Professor: Manuella Villar Amado