- Nome do curso: Hortas e meliponários educativos.
- Descrição do curso: O curso visa orientar educadores que queiram se apropriar sobre a implantação de hortas educativas e criação de abelhas sem ferrão (meliponicultura) a partir de um Laboratório vivo, que reúne espaços educativos e interdisciplinares para promoção de transformação social e ambiental. As práticas serão abordadas com ênfase para a união da horta e meliponário, bem como a polinização indispensável realizada pelas abelhas sem ferrão.
- Carga horária: 20H.
- Idioma: Português.
- Nível de dificuldade: Básico.
- Professores/Instrutores: Verônica Machado de Oliveira, Christyan Lemos Bergamaschi, Franciny da Silva Santos, Douglas e Isabel De Conte Carvalho de Alencar.
- Público-alvo: Educadores e demais interessados em implementar um espaço educativo fundamentado sob os preceitos da Educação Ambiental Crítica como um laboratório vivo a partir de hortas e criação de abelhas sem ferrão.
- Requisitos técnicos: Necessário computador ou smartphone com acesso à internet e programas de edição de texto (pdf, word).
- Pré-requisitos para o curso: Ter cursado, preferencialmente, o curso MOOC “O que é Laboratório Vivo?”.
- Conteúdos:
-
Caracterização de um Laboratório Vivo.
-
Hortas educativas: sensibilização da comunidade, escolha das mudas e manutenção.
-
Meliponários educativos: abelhas sem ferrão, polinização, construção do meliponário e identificação de plantas melitófilas.
-
Uso de hortas e meliponários na formação inter/transdisciplinar da educação básica.
-
- Metodologia: Este curso não possui tutoria, logo ele é autoinstrucional. Os conteúdos, a serem estudados de forma livre pelo cursista, estão disponíveis em forma de vídeos, materiais textuais e links para internet. Ao final de cada etapa o cursista realizará uma atividade diversificada (fórum blog, mapa mental, pesquisa, debate, “mão na massa”). A nota final será através de questionário com correção automática.
- Processo de Avaliação: A avaliação será ao longo do curso, no final de cada tópico através de avaliações com diferentes abordagens, como: pesquisa, interatividade, debate, práticas, uso de criatividade, mão na massa e por meio do questionário final. O cursista será avaliado por meio de questionários avaliativos de autocorreção ao final de cada tópico, que juntos totalizam 100 pontos. Os questionários possuem restrição para sua realização. Assim, estão condicionados ao acesso de certos recursos ou à entrega de determinadas atividades. Para obter aprovação, o cursista deverá alcançar 60% da nota máxima no curso, constituída da soma de todas as atividades avaliativas realizadas.
- Professor: Franciny Da Silva Santos
- Professor: Isabel De Conte Carvalho de Alencar
- Professor: Douglas Ferreira Salarini
- Professor: Christyan Lemos Bergamaschi
- Professor: Jefferson Luís Alvarenga
- Professor: Verônica Machado de Oliveira
- Professor: RAONI Schimitt Huapaya