- Descrição do curso: O curso apresenta as bases pedagógicas das aulas de campo no que se refere ao ensino de Geociências, na Educação Básica, na perspectiva da Educação Ambiental. Este curso deve representar um suporte para que educadores ambientais possam construir atividades de intervenção pedagógica nos espaços não formais de educação. Desde novembro de 2015 e devido ao rompimento da barragem de Fundão em Mariana, Minas Gerais, representa perdas e evidencia a necessidade de ações voltadas para a recuperação do ambiente na totalidade. Foi utilizado como exemplo o município de Colatina, a partir de uma aula de campo na planície aluvionar do rio Doce.
- Carga horária: 20 h
- Idioma: Português
- Nível de dificuldade: Básico
- Professores/Instrutores: Thiago de Alcântara Capaz, Bianca Pereira Neves, Carlos Roberto Pires Campos
- Público-alvo: Educadores Ambientais
- Requisitos técnicos: Computador/ laptop e mouse, celular ou tablet com acesso à internet.
- Pré-requisitos para o curso: Desejável que o cursista possua conhecimentos básicos sobre o Sistema Terra
- Conteúdos:
- Práticas pedagógicas em espaços de educação não formal.
- O uso das tecnologias nas aulas de campo.
- Delimitação de amostras em campo.
- Questões socioambientais.
- Metodologia: O curso propõe uma metodologia que contempla momentos de estudos individuais e atividades baseadas em autoinstrução como estudos dirigidos, textos e questionários online ao final de cada tópico. Constitui-se de uma sequência de resumos em formato de texto, slides e mídias educativas, disponíveis na página. Este curso não possui tutoria.
- Processo de Avaliação: Tarefas ao final dos tópicos — questionário objetivo, e envio de arquivos.
- Professor: Thiago De Alcântara Capaz
- Professor: Jefferson Luís Alvarenga
- Professor: Bianca Pereira Das Neves
- Professor: Carlos Roberto Roberto Pires Campos
- Professor: RAONI Schimitt Huapaya