-
- Nome do curso: Educação para as relações étnico-raciais
- Descrição do curso:
O curso visa problematizar a temática da Educação para as Relações Étnico-Raciais, com o intuito de orientar os professores a refletirem sobre suas práticas pedagógicas, a partir de novos olhares acerca da Educação para as relações étnico-raciais (ERER a partir de agora), numa perspectiva decolonial em busca de uma reeducação das relações entre as etnias que compõem a sociedade brasileira na luta pela igualdade.
- Carga horária: 60h
- Idioma: Português
- Nível de dificuldade: Básico
- Professores/Instrutores: Aldieris Braz Amorim Caprini; André Mendes Gomes
- Público-alvo: Professores da educação básica interessados em ampliar o conhecimento acerca da temática da Educação para as Relações Étnico-raciais
- Requisitos técnicos: Computador ou smartphone conectado à internet
- Pré-requisitos para o curso: não há
-
- Introdução a conceitos e bases teóricas em relações étnico-raciais;
- ERER: Histórico, política e legislação;
- ERER: Relações étnico-raciais, decolonialidade e currículo;
- ERER: prática pedagógica antirracista.
- Metodologia: Neste curso, os conteúdos serão estudados de forma livre pelo cursista, estando disponíveis em forma de textos base para cada módulo, vídeos, indicações de leituras obrigatórias e links para internet. Ao final de cada módulo, os cursistas realizarão questionários avaliativos com correção automática.
- Processo de Avaliação: Com o objetivo de detectar melhorias necessárias, bem como auxiliar o cursista na compreensão do conteúdo trabalhado, serão aplicados, ao final de cada módulo, atividades objetivas com correção automática, no valor de 10 pontos, visando a análise e discussão de situações problematizadoras relativas à ERER. O cursista deverá atingir o mínimo de 60% de aproveitamento para aprovação no curso. A qualidade do curso ofertado também deve ser avaliada pelos cursistas.
- Professor: Aldieris Braz Braz Amorim Caprini
- Professor: André Mendes Gomes