-
Nome do curso: Planejamento e Produção de Eventos Escolares, Culturais e Acadêmicos
-
Descrição do curso: Este curso oferece uma abordagem abrangente e prática para capacitar profissionais da educação e do campo da cultura/arte no planejamento e produção de eventos escolares, culturais e acadêmicos. Os participantes irão explorar diferentes tipos de eventos, aprender a elaborar projetos e cronogramas, gerenciar fornecedores e parceiros, lidar com aspectos legais e de segurança, e utilizar tecnologia e inovação na organização de eventos. Além disso, serão abordados temas como sustentabilidade, responsabilidade social, gestão de crises e avaliação de resultados. Ao final do curso, os participantes serão capazes de planejar e executar eventos de forma autônoma, promovendo o engajamento da comunidade escolar e acadêmica, ampliando as oportunidades de aprendizado e experiências culturais para os estudantes, e contribuindo para o fortalecimento dos laços entre instituições de ensino e sociedade.
-
Carga horária: 60h
-
Idioma: Português
-
Nível de dificuldade: Básico
-
Professores/Instrutores: Ademir Adeodato
-
Público-alvo: Professores, coordenadores pedagógicos, profissionais da área de eventos/cultura/arte, estudantes universitários e demais interessados em adquirir conhecimentos e habilidades relacionadas à produção de eventos.
-
Requisitos técnicos: Computador ou Celular, com acesso à internet.
-
Pré-requisitos para o curso: Não há
-
Conteúdos:
1. Introdução aos Eventos Escolares, Culturais e Acadêmicos
2. Planejamento de Eventos
3. Logística de Eventos
4. Comunicação e Marketing de Eventos
5. Produção de Conteúdo
6. Gestão de Equipe e Coordenação de Voluntários
7. Avaliação e Pós-Evento
-
Metodologia: O curso será oferecido de forma autônoma e flexível, com conteúdos teóricos disponibilizados por meio de videoaulas, links para vídeos e outros materiais que os alunos poderão acessar conforme sua conveniência e ritmo de estudo. Para complementar a teoria, haverá exercícios autorregulados para reforçar os conceitos aprendidos. Fóruns de discussão serão propostos na plataforma para que os alunos interajam, troquem ideias e colaborem na resolução de problemas, de forma autônoma, sem intervenção de professores ou tutores. Serão disponibilizados materiais complementares, como apostilas, modelos de documentos e planilhas, para oferecer suporte prático ao aprendizado, permitindo aos alunos aprofundar seus conhecimentos. A metodologia é focada na autonomia e autogestão dos participantes, promovendo um aprendizado ativo através de recursos acessíveis e oportunidades de interação entre os alunos.
-
Processo de Avaliação: A avaliação do curso será adaptada para refletir a autonomia dos participantes e a natureza auto instrutiva do curso. A seguir, descrevemos os métodos de avaliação que serão implementados:
-
Avaliação Automática através de Questionários e Testes Online: Serão aplicados questionários e testes automáticos ao final de cada módulo ou seção do curso. Estes testes incluirão perguntas de múltipla escolha, verdadeiro ou falso, e associação de conceitos, com feedback imediato fornecido automaticamente pela plataforma. Isso permitirá que os alunos avaliem seu próprio progresso de forma objetiva.
-
Gamificação: Serão utilizados elementos de gamificação, como medalhas, certificados e placares de líderes, para motivar os alunos e proporcionar uma forma de reconhecimento das suas realizações ao longo do curso. A gamificação será baseada no cumprimento de tarefas, conclusão de módulos e participação em testes automáticos.
-
Uso de Recursos Interativos: Serão incorporados recursos interativos como quizzes dentro dos vídeos que permitirão ao aluno verificar sua compreensão em tempo real, sem necessidade de feedback humano.

- Professor: ADEMIR ADEODATO