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Nome do curso: Pensamento Computacional com Alfabetização Científica para Comunidade Surda 

Descrição do curso:O pensamento computacional, como principal habilidade que precede a programação, desempenha um papel crucial no desenvolvimento de competências dentro da Alfabetização Científica, incluindo adaptações bilíngues em Português e Libras, específicas para a comunidade surda. As habilidades de Alfabetização Científica são aquelas que permitem compreender e utilizar conceito e processo científicos no dia a dia, sendo essencial garantir que essas competências sejam acessíveis a todos.

Carga horária: 20h.

IdiomaPortuguês.

Nível de dificuldadeIntermediário.  

Professores/Instrutores: Ana Carla Kruger Leite, Márcia Oliveira de Gonçalves e Gabriel Silva Xavier Nascimento

Público-alvo: Livre, com foco principal em mulheres (mas não exclusivamente), dentro da proposta do Projeto Corte de Lovelace e do Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), que visam atrair mulheres para as carreiras de computação.

Requisitos técnicosInternet e software VisualG.

Pré-requisitos para o curso:   Ter conhecimentos de internet e de informática básica.

Conteúdos

  •  Introdução do Pensamento Computacional
  •  Decomposição
  •  Abstração
  •  Reconhecimento de Padrões
  •  Algoritmo
  • Introdução de Alfabetização Científica

 

Metodologia:

O acesso ao curso será feito através de um rápido cadastro e a criação de um perfil para o Ambiente Virtual de Aprendizagem, onde todo material está disponibilizado.

Os conteúdos a serem estudados de forma livre pelo cursista estarão disponíveis em forma de videoaulas e material complementar (links, vídeos e textos considerados relevantes para os estudos do cursista).

Para promover o aprofundamento das discussões, os cursistas terão um fórum de discussão à disposição no ambiente virtual. Neles, serão discutidos os conteúdos disponibilizados, além da troca de informações e conhecimentos. 

Este curso não possui tutoria.

Processo de Avaliação: As atividades avaliativas sobre contextualização na aula serão realizadas por meio de um Questionário de Avaliação Final. 

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