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  • Nome do curso: BIOPIRATARIA DE ABELHAS NATIVAS:IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS E ECONÔMICOS
  • Descrição do curso: Este curso visa orientar educadores interessados na implementação de abordagens práticas interdisciplinares com foco na biopirataria e meliponários. Destaca-se a importância de adquirir abelhas de fontes confiáveis para evitar o fomento do tráfico de animais silvestres e biopirataria, além de garantir a segurança ambiental no manejo das populações de abelhas. Embora tenha enfoque nas abelhas, o curso traz informações gerais sobre biopirataria e princípios para discutir a conservação de outros animais, promovendo a conscientização sobre questões ambientais e a biodiversidade.
  • Carga horária: 20 Horas
  • Idioma: Português 
  • Nível de dificuldade: Básico
  • Professores/Instrutores: André Poça Suave e Isabel De Conte Carvalho de Alencar
  • Público-alvo: Educadores interessados em promover um ambiente educativo baseado na Educação Ambiental Crítica através da criação de abelhas sem ferrão, com ênfase na biopirataria de abelhas nativas.
  • Requisitos técnicos: Necessário computador ou smartphone com acesso à internet e programas de edição de texto (pdf e word).
  • Pré-requisitos para o curso: Não há necessidade de conhecimentos prévios para a realização do curso.
  • ConteúdosEducação Ambiental Crítica;  Biopirataria; Irregularidades no comércio de abelhas nativas sem ferrão;  Riscos e consequências associados ao transporte descontrolado de colmeias;  O tema da biopirataria na integração inter/transdisciplinar da educação básica.
  • Metodologia: Este curso é autoinstrucional, pois não inclui tutoria. Os materiais de estudo, como vídeos, textos e links online, estão disponíveis para os alunos estudarem de forma independente. Após cada etapa, os alunos serão engajados em diversas atividades, como participação em fóruns, blogs, criação de mapas mentais, pesquisas, debates e atividades práticas. A avaliação final será realizada por meio de questionários com correção automática.
  • Processo de Avaliação: A avaliação da aprendizagem será contínua ao longo do curso, ocorrendo no final de cada tópico através de diferentes abordagens, tais como pesquisa, interatividade, debate, práticas, uso da criatividade e atividades práticas. Além disso, a avaliação se dará por meio de questionários de autocorreção ao final de cada tópico, totalizando 100 pontos. Estes questionários serão restritos, condicionados ao acesso de recursos específicos ou à conclusão de determinadas atividades. Para ser aprovado, o aluno deverá alcançar pelo menos 60% da nota máxima no curso, que é a soma de todas as atividades avaliativas realizadas.

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