O PROGRAMAKIDS é um curso aberto e composto de atividades educativas com foco no pensamento computacional, para crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, que apresenta os conceitos básicos de programação visual de uma maneira leve e lúdica, como se fosse uma brincadeira. Programar estimula a criatividade, o raciocínio lógico e matemático, a socialização, ensina a lidar com frustrações, a organizar os pensamentos e o trabalho em equipe.
O pensamento computacional é uma forma de pensar voltada para a resolução de problemas complexos muito utilizada por programadores e cientistas da Computação. A importância do pensamento computacional já foi reconhecida pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que ressalta: "O pensamento computacional é concorrentemente entendido como habilidades necessárias do século XXI". O documento também concorda com a aplicação de tais conceitos já nos anos iniciais do ensino fundamental.
O objetivo desse curso é, portanto, incentivar o desenvolvimento do pensamento computacional para o público infantojuvenil e estimular nelas o interesse pela Computação, ambas competências cada vez mais presentes em nossa sociedade.
Nome do curso: PROGRAMAKIDS: Apresentando a Programação para as Crianças
Descrição do curso: Conjunto de atividades da Hora do Código e do Scratch, voltadas para crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, para estimular o desenvolvimento do pensamento computacional.
Carga horária: 30h
Idioma: Português.
Nível de dificuldade: Básico.
Público-alvo: Crianças e adolescentes na faixa entre 7 e 14 anos.
Requisitos técnicos: Internet e computador.
Pré-requisitos para o curso: Nenhum
Conteúdos: Hora do Código. Scratch, Conceitos básicos da programação envolvendo a definição de variáveis e constantes, assim como os comandos de atribuição, laços de repetição e condicionais. Introdução do conceito de aprendizagem de máquina, um dos ramos da inteligência artificial.
Metodologia: O curso é dividido em dois capítulos. O primeiro é intitulado Brincando com a Hora do Código e é composto de 4 (quatro) atividades de programação disponibilizadas no site da Hora do Código. O segundo capítulo, denominado Programando com o Scratch, é composto de 6 (seis) atividades planejadas para serem realizadas no site do Scratch e mais uma atividade extra (desafio) para criar um jogo.
Ambos os capítulos contam com tutoriais e vídeos explicativos, incluindo os passos necessários para acessar e realizar as atividades. Além disso, cada atividade possui espaços para compartilhar experiências e resultados entre os alunos e com a equipe do curso. Esse compartilhamento não é obrigatório, mas é desejável para melhorar o acompanhamento, por parte da equipe do IFES, e o engajamento do alunos com o aprendizado.
Processo de Avaliação: A avaliação consiste de um pequeno questionário avaliativo ao final do curso. Esse questionário servirá para avaliar o nível de eficácia das atividades no ensino dos fundamentos do pensamento computacional, sendo essencial para o aprimoramento das mesmas. É, portanto, de vital importância que os alunos sejam estimulados a responder o questionário, uma vez completada todas as atividades.
- Professor: Rafael Belmock Pedruzzi
- Professor: Márcia Gonçalves de Oliveira
- Professor: Laisa Martins dos Santos
- Professor: Murilo Schirmer