Nome do curso: Gamificação no Moodle
Descrição do curso: O curso visa orientar professores e demais profissionais da educação interessados a compreender e implementar algumas formas e técnicas de gamificar um curso em um ambiente virtual de aprendizagem.
Carga horária: 50h
Idioma: Português
Nível de dificuldade: Básico
Público-alvo: Profissionais da educação que possuem interesse em utilizar a gamificação em ambientes virtuais de aprendizagem, tais como: Professores, Administradores do Moodle, Designers Educacionais e demais profissionais da equipe Multidisciplinar.
Requisitos técnicos: Acesso à Internet, via computador com navegador de internet. O estudo pode ser feito por meio de smartphone ou tablet, mas algumas atividades requerem o uso de computador para acesso a ferramentas específicas.
Pré-requisitos para o curso: Nível básico de conhecimentos no Moodle e habilidades para o uso do computador.
Professores:
- Bruno Porto
- Filipe Soares Martins
- Márcia Gonçalves de Oliveira
- Márcio Flávio Barbosa Souza
- Vanessa Battestin
Conteúdos:
- Introdução à Gamificação
- Gamificação na Educação
- Gamificação na Prática
- Gamificando o Moodle
Metodologia:
- O curso propõe uma metodologia que contempla atividades gamificadas, à medida que aluno realiza desafios e sobe de nível no curso ele poderá ganhar avatares, emblemas, itens e recompensas.
- A partir dos estudos desenvolvidos, o cursista poderá demonstrar seus conhecimentos por meio de experimentação em uma sala para praticar os conhecimentos adquiridos, configurando recursos gamificados, desenvolvendo formas e ideias de gamificar um curso no Moodle.
- Os conteúdos podem ser estudados de forma livre pelo cursista e estão disponíveis em forma de vídeo tutoriais e materiais diversos como: links, apostilas, vídeos e textos relevantes.
- Há um fórum de discussão no qual os alunos podem interagir entre si, visando sanar dúvidas ou discutir os conteúdos trabalhados.
- Este curso não possui tutoria.
Processo de Avaliação:
-
O cursista será avaliado por meio de oito atividades avaliativas com recursos diversos (games, questionários, tarefas) de autocorreção divididos entre as fases, valendo no total 40 pontos. Assim, estão condicionados ao acesso de certos recursos ou à entrega dessas atividades, para realização do questionário final com pontuação de 60 pontos, totalizando 100 pontos.
-
Para obter aprovação, o cursista deve alcançar 60% da nota máxima no curso (100 pontos), constituída da soma de todas as atividades avaliativas realizadas ao longo do curso.
- Gerente: Vanessa Battestin
- Professor: Marcio Flavio B de Souza
- Professor: Clara Marques Bodart
- Professor: Bruno Porto
- Professor: Filipe Soares Martins