Nome do curso: Introdução a Iniciação Científica
Descrição do curso: O curso de Introdução a Iniciação Científica, é destinado a estudantes interessados a conhecer sobre o processo de Iniciação Científica. Durante o curso serão apresentadas informações sobre as principais etapas para participar de um projeto de pesquisa científica; também serão apresentadas definições básicas utilizadas neste campo do conhecimento. O estudante poderá acompanhar dicas e instruções para elaboração de seu trabalho científico ao final do ciclo de pesquisa, poderá observar a relevância desse processo para sua carreira acadêmica e profissional além de visitar e utilizar algumas plataformas ligadas a pesquisa científica.
Carga horária: 30h
Idioma: Português
Nível de dificuldade: Básico
Professores/Instrutores: Adalto dos Reis Junior e Márcia Gonçalves de Oliveira.
Público-alvo: Estudantes do ensino médio ou superior que desejam participar do processo de Iniciação Científica.
Requisitos técnicos: Os participantes necessitarão de computador e/ou outros equipamentos (notebooks, celulares, tablets, etc.) que tenham acesso à internet e disponham de recursos de áudio e vídeo.
Pré-requisitos para o curso: Conhecimentos básicos de utilização de computador e Internet.
Conteúdos:
-
Introdução e conceitos iniciais;
-
Por que realizar pesquisa científica?
-
Quais os Principais programas de fomento e difusão de pesquisa científica;
-
O que é um projeto de pesquisa?
-
Como fazer para participar?
-
Cadastrando meu currículo Lattes;
-
Conhecendo uma plataforma de Gestão de projetos de pesquisa (SIGPESQ);
-
E agora como acontece a execução da pesquisa? o que tenho que fazer?
-
O que se faz com o resultado de uma pesquisa?
-
Dicas para elaboração de resumo e pôster científico, para apresentação em eventos: estratégias para uma boa redação científica;
Metodologia:
- A metodologia do curso será baseada na auto instrução com estudos dirigidos e questionários online.
- Os conteúdos estarão disponíveis em forma de vídeo tutoriais e material complementar (links, vídeos, objetos de aprendizagem e textos considerados relevantes), além das ferramentas livro e página e outras disponibilizadas pela plataforma.
- Os alunos terão à disposição um fórum colaborativo para troca de informações e colaboração.
- O curso não terá tutoria.
Processo de Avaliação:
- A avaliação da aprendizagem será feita por meio de 01 (um) questionário avaliativo de autocorreção, todas as tarefas totalizam 100 pontos.
- Para ser aprovado, o aluno deverá alcançar 60% da nota máxima que é constituída da soma de todas as atividades avaliativas realizadas ao longo do curso.
- Gerente: Vanessa Battestin
- Professor: Adalto dos Reis Junior