Nome do curso: Clube de Ciências como Espaço de Aprendizagem para a Educação Ambiental
Descrição do curso:
Este curso propõe apresentar o Clube de Ciências como importante espaço de ensino não formal para desenvolver a Educação Ambiental de forma significativa, democrática e crítico-reflexivo. Para isso serão apresentados os seguintes tópicos: Como podemos definir um Clube de Ciências? Um pouco dessa história. Os Clubes de Ciências no Brasil. Pilares dos Clubes de Ciências. A necessidade de desenvolver a Educação Ambiental. Uma proposta significativa para desenvolver a Educação Ambiental. Alguns exemplos de práticas de Educação Ambiental nos Clubes de Ciências.
O cursista deverá ser capaz de compreender a proposta pedagógica do Clube de Ciências, importante espaço de educação não formal, para o desenvolvimento de Educação Ambiental de forma significativa, democrática e crítico-reflexivo. Assim como: Definir e contextualizar os clubes de ciências; Entender a necessidade de desenvolver a Educação Ambiental; Refletir sobre a importância dos clubes de ciências para a Educação Ambiental; Conhecer práticas que podem ser realizadas nos Clubes de Ciências.
Carga horária: 20h
Idioma: Português
Nível de dificuldade: Básico
Professores/Instrutores:
Profª Drª Marize Lyra Silva Passos;
Profª Drª Isaura Alcina Martins Nobre;
Prof. Clóves Vicente Lins;
Profª. Ma. Andressa Antônio de Oliveira.
Público-alvo: Educadores e demais pessoas interessadas em conhecer o que são Clubes de Ciências e seus potenciais pedagógicos. E educadores que queiram desenvolver a Educação Ambiental de forma contínua e significativa.
Requisitos técnicos: Necessário ter dispositivo com acesso à internet. Poderá ser acessado via smartphone ou computador.
Pré-requisitos para o curso: Não há pré-requisitos para realização desse curso.
Conteúdos:
1. Clubes de Ciências:
1.1 Como podemos definir um Clube de Ciências?
1.2 Um pouco dessa história
1.3 Os Clubes de Ciências no Brasil
1.4 Pilares importantes nos Clubes de Ciências.
2. Espaço de aprendizagem para a Educação Ambiental:
2.1 A necessidade de desenvolver a Educação Ambiental
2.2 Proposta significativa para desenvolver a Educação Ambiental
2.3 Exemplos de práticas de Educação Ambiental nos Clubes de Ciências.
Metodologia:
Neste curso, a metodologia ficou definida como:
-
O material será disponibilizado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).
-
Os conteúdos deste curso serão apresentados em forma de texto, imagens, infográficos, esquemas, mapas mentais e conceituais, videoaulas, podcast ou videocast e jogos.
-
Indicação de materiais externos após curadoria por meio de links e outros sobre o tema.
-
Fórum de discussão no qual os alunos podem interagir entre si, visando sanar dúvidas, ou discutir os conteúdos, trocar informações, compartilhar suas produções com os colegas de forma a aprender uns com os outros;
-
Questionários avaliativos de correção automática.
Este curso não possui tutoria.
Processo de Avaliação:
O cursista será avaliado por meio de questionários avaliativos de autocorreção ao final de cada tópico, que juntos totalizam 100 pontos.
- Cada tema terá um questionário e um jogo.
- O cursista terá duas chances para fazer cada avaliação, prevalecerá a maior nota.
Os questionários e jogos possuem restrição para sua realização. Assim, estão condicionados ao acesso de certos recursos ou à entrega de determinadas atividades. As demais atividades do curso servem para a sua prática dos conhecimentos apresentados. Para obter aprovação, o cursista deverá alcançar 60% da nota máxima no curso, constituída da soma de todas as atividades avaliativas realizadas.
- Professor: Andressa Antônio de Oliveira
- Professor: Marize Lyra Silva Passos
- Professor: Isaura Nobre
- Professor: Isaura Nobre
- Professor: Clóves Vicente Lins