Apresentação
O curso aberto de Realidade Virtual como apoio ao ensino é uma iniciativa do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), por meio do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor). O curso compreende em apresentar a história e evolução da tecnologia de realidade virtual, os diferentes tipos de equipamentos, como instalar, bem como mostrar algumas capacidades da tecnologia e possibilidades de seu uso em sala de aula.
Identificação
- Nome do curso: Realidade Virtual como apoio ao ensino
- Modalidade: a distância
- Carga horária: 20 horas
- Duração: flexível
- Área do conhecimento: Tecnologias Educacionais
- Público alvo: estudantes universitários, professores, profissionais do setor público e privado, comunidade em geral e entusiastas de novas tecnologias
- Entidade promotora: Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) / Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)
- Desenvolvimento: Victor Hugo Körting de Abreu (Instrutor), sob orientação das professoras Márcia Gonçalves de Oliveira e Vanessa Battestin.
Objetivo do Curso
Apresentar a educadores e entusiastas a tecnologia de realidade virtual bem como as experiências do seu uso no processo de ensino aprendizagem.
Programa do Curso
O curso compreende em apresentar a história e evolução da tecnologia de realidade virtual, bem como mostrar as capacidades da tecnologia e as possibilidades de seu uso em sala de aula.
Foi dividido em três eixos que são:
1 – Apresentação da tecnologia de Realidade virtual: História e diferenças entre hardwares
2 – Utilização da Realidade Virtual: Instalação dos softwares e dos hardwares além da preparação da sala.
3 – Aprendizagem baseada em jogos digitais: Entendimento dos elementos de aprendizagem usando jogos e elementos de design emocional, além de exemplos de melhores práticas do uso das tecnologias no ensino.
Metodologia
Apresentação de vídeos onde o professor demonstra com imagens e exemplos os conteúdos. Leitura de artigos e trabalhos acadêmicos sobre as práticas do uso de realidade virtual no ensino.
Questionário para avaliação dos conhecimentos adquiridos. Compartilhamento de conhecimentos através de fórum coletivo.
Processo de Avaliação
A partir dos estudos desenvolvidos no ambiente, o cursista poderá demonstrar seus conhecimentos por meio de atividades de experimentação e do Questionário Avaliativo. O questionário contém questões sobre o conteúdo estudado e sua nota máxima é 100 pontos. Para obter aprovação, o cursista deve alcançar 60% da nota máxima e tem uma única tentativa.
- Professor: Márcia Gonçalves de Gonçalves de Oliveira
- Professor: Victor Hugo Körting de Abreu