Nome do curso: Mooc de Lovelace: Pensamento Computacional com Scratch
Descrição do curso: Este curso utiliza a linguagem de programação Scratch para trabalhar o pensamento computacional e também para ensinar conceitos básicos de programação de computadores, como condicionais, estruturas de repetição e processamento em paralelo. A ideia do “Mooc de Lovelace - Pensamento computacional com Scratch” surgiu a partir da aplicação de um projeto de pesquisa do curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/Ifes) que trabalhou as habilidades do pensamento computacional e ensinou conceitos básicos de programação para pessoas presas na Penitenciária Semiaberta de Vila Velha (PSVV). A partir dessa experiência, nasceu a ideia de transformar em videoaulas o conteúdo aplicado nas dependências da PSVV. O trabalho desenvolvido na PSVV foi objeto de publicações científicas em eventos e periódicos, como o trabalho Recompilando o futuro: O pensamento computacional como parte do processo de ressocialização de detentos, apresentado no evento IV Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E 2019) e O Ensino da programação de computadores na perspectiva de Gagné aplicado no contexto da educação prisional, publicado na revista Novas Tecnologias na Educação 2020-1 (Renote).
Carga horária: 30 horas
Idioma: Português
Nível de dificuldade: Básico
Público-alvo: O público-alvo principal são as mulheres dentro da proposta do Projeto Corte de Lovelace e do Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), mas não se limita ao público feminino, uma vez que as habilidades do pensamento computacional são essenciais para qualquer profissional e independe do sexo.
Requisitos técnicos: Ter acesso a um computador conectado à internet.
Pré-requisitos para o curso: Ter conhecimentos básicos de informática e navegação na Internet.
Conteúdos:
- Introdução a Linguagem de Programação Scratch;
- Introdução ao Pensamento Computacional;
- Pilares do Pensamento Computacional:
- Abstração;
- Pensamento Algorítmico;
- Decomposição; e
- Reconhecimento de padrões.
Metodologia: Na parte introdutória o aluno terá acesso a videoaulas que tem como propósito despertar o interesse do aluno pelo conteúdo que será apresentado no decorrer do curso. O curso está fundamentado na teoria de aprendizagem do psicólogo norte americano Robert Mills Gagné. Por isso, ao iniciar o planejamento, foi definindo o nível de habilidade cognitiva mais alta a ser desenvolvido nos alunos. E a partir disso, foram montadas oficinas com atividades que proporcionassem aos estudantes alcançar esse patamar de conhecimento. As três oficinas que compõem o curso são: Chute a Gol, Labirinto de Times e Eleição do + Querido do Rio. Durante as aulas os alunos serão estimulados a montar pequenos projetos (jogos, animações, histórias, programas) para que eles possam conhecer e praticar o uso dos blocos de comandos. Por isso, em cada uma das oficinas, serão trabalhadas diversas atividades que tem como propósito ensinar conceitos necessários para desenvolver a tarefa final que marca cada oficina.
Processo de Avaliação: O cursista deverá desenvolver alguns projetos utilizando a linguagem de programação Scratch e será avaliado por meio de atividades avaliativas de autocorreção ao longo de cada oficina que totalizam 100 pontos. Para obter aprovação, ele deverá alcançar 60% da nota máxima no curso, constituída da soma de todas as atividades avaliativas realizadas.
- Professor: Márcia Gonçalves de Gonçalves de Oliveira
- Professor: Daniel José Ventorim Nunes
- Professor: Fábio Ventorim Siqueira