Opções de inscrição

Nome do curso: Mooc de Lovelace: Pensamento Computacional com Scratch

Descrição do curso: Este curso utiliza a linguagem de programação Scratch para trabalhar o pensamento computacional e também para ensinar conceitos básicos de programação de computadores, como condicionais, estruturas de repetição e processamento em paralelo. A ideia do “Mooc de Lovelace - Pensamento computacional com Scratch” surgiu a partir da aplicação de um projeto de pesquisa do curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/Ifes) que trabalhou as habilidades do pensamento computacional e ensinou conceitos básicos de programação para pessoas presas na Penitenciária Semiaberta de Vila Velha (PSVV). A partir dessa experiência, nasceu a ideia de transformar em videoaulas o conteúdo aplicado nas dependências da PSVV. O trabalho desenvolvido na PSVV foi objeto de publicações científicas em eventos e periódicos, como o trabalho Recompilando o futuro: O pensamento computacional como parte do processo de ressocialização de detentos, apresentado no evento IV Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E 2019) e O Ensino da programação de computadores na perspectiva de Gagné aplicado no contexto da educação prisional, publicado na revista Novas Tecnologias na Educação 2020-1 (Renote). 

Carga horária: 30 horas

Idioma: Português

Nível de dificuldade: Básico 

Público-alvo: O público-alvo principal são as mulheres dentro da proposta do Projeto Corte de Lovelace e do Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), mas não se limita ao público feminino, uma vez que as habilidades do pensamento computacional são essenciais para qualquer profissional e independe do sexo. 

Requisitos técnicos: Ter acesso a um computador conectado à internet.

Pré-requisitos para o curso: Ter conhecimentos básicos de informática e navegação na Internet.

Conteúdos:

  • Introdução a Linguagem de Programação Scratch;
  • Introdução ao Pensamento Computacional;
  • Pilares do Pensamento Computacional:
    • Abstração;
    • Pensamento Algorítmico;
    • Decomposição; e
    • Reconhecimento de padrões.

Metodologia: Na parte introdutória o aluno terá acesso a videoaulas que tem como propósito despertar o interesse do aluno pelo conteúdo que será apresentado no decorrer do curso. O curso está fundamentado na teoria de aprendizagem do psicólogo norte americano Robert Mills Gagné. Por isso, ao iniciar o planejamento, foi definindo o nível de habilidade cognitiva mais alta a ser desenvolvido nos alunos. E a partir disso, foram montadas oficinas com atividades que proporcionassem aos estudantes alcançar esse patamar de conhecimento. As três oficinas que compõem o curso são: Chute a Gol, Labirinto de Times e Eleição do + Querido do Rio. Durante as aulas os alunos serão estimulados a montar pequenos projetos (jogos, animações, histórias, programas) para que eles possam conhecer e praticar o uso dos blocos de comandos. Por isso, em cada uma das oficinas, serão trabalhadas diversas atividades que tem como propósito ensinar conceitos necessários para desenvolver a tarefa final que marca cada oficina.

Processo de Avaliação:  O cursista deverá desenvolver alguns projetos utilizando a linguagem de programação Scratch e será avaliado por meio de atividades avaliativas de autocorreção ao longo de cada oficina que totalizam 100 pontos. Para obter aprovação, ele deverá alcançar 60% da nota máxima no curso, constituída da soma de todas as atividades avaliativas realizadas.

Autoinscrição (Estudante)
Autoinscrição (Estudante)
Acessibilidade

Cor de fonte Cor de fonte

Tipo de fonte Tipo de fonte

Font Kerning Font Kerning

Tamanho da fonte Tamanho da fonte

1

Visibilidade da Imagem Visibilidade da Imagem

Espaçamento entre letras Espaçamento entre letras

0

Altura da Linha Altura da Linha

1.2

Destaque do link Destaque do link

Cor do texto Cor do texto