Nome do curso: Catalogação de softwares educacionais para o ensino de Matemática
Descrição: O curso objetiva propiciar aos professores que lecionam a disciplina de Matemática e estudantes de licenciatura em Matemática, um momento de formação/atualização sobre o uso de tecnologias digitais, sobretudo em relação ao uso de softwares educacionais. Propomos reflexões sobre a temática através de texto e vídeos, com base em autores da área de tecnologias digitais. Além disso, o professor conhecerá repositórios de onde poderá selecionar softwares educacionais e como avaliar o potencial de tais softwares para sua prática educativa. Por fim, o curso possibilitará ao professor apresentar propostas de aplicação de softwares nas aulas, por meio da elaboração de sequências didáticas.
Carga horária: 25 horas
Idioma: Português
Nível de dificuldade: Intermediário
Professores/Instrutores: Jorge Schneider e Vanessa Battestin
Público alvo: Professores de Matemática e estudantes de licenciatura em Matemática
Requisitos técnicos: Possuir computador ou smartphone ou similares com acesso à internet (plataforma Moodle)
Pré-requisitos para o curso: Conhecimentos básicos de uso de navegadores.
Conteúdos:- Módulo 1- Tecnologias digitais para o ensino da Matemática no século XXI.
- Módulo 2- Repositórios digitais e avaliação de softwares educacionais.
- Módulo 3- Sequências didáticas e práticas educativas.
Metodologia: Os conteúdos estão disponíveis em forma de vídeos, materiais textuais e links para internet e podem ser acessados de forma livre pelo cursista. Há diversas atividades práticas propostas para que o cursista coloque em prática os conhecimentos adquiridos e que estarão em diálogo com os trabalhos cotidianos do professor. Há fóruns de discussão à disposição no ambiente virtual no qual os alunos podem interagir entre si, visando sanar dúvidas ou discutir os conteúdos trabalhados ou validar atividades. Este curso não possui tutoria, enfatizando o autoaprendizado e a autonomia.
Processo de Avaliação: A avaliação será feita através de um questionário por módulo e a aprovação está condicionada a realização das atividades propostas no período estabelecido na plataforma Mooc. A aprovação também está condicionada a uma pontuação de no mínimo 60 pontos nas atividades avaliativas no ambiente virtual (questionários).
- Gerente: Vanessa Battestin
- Professor: Jorge Schneider