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Descrição do curso

Formação oferecida gratuitamente pelo Instituto Federal do Espírito Santo com o objetivo de promover o conhecimento necessário assim como o compartilhamento de saberes e experiências profissionais tendo em vista os direitos das pessoas com deficiência e a garantia de sua participação em conformidade com o paradigma da inclusão nos processos seletivos discentes.

Carga horária: 60 horas

Idioma: Português

Nível de dificuldade: Intermediário

Professoras/Instrutoras

  • M.ª Renata Gandra de Melo - Ifes
  • M.ª Fernanda Santos Nogueira - Ifes
  • Esp. Telma Carolina Smith - Ifes
  • Profa. Dra. Danielli Veiga Carneiro Sondermann - Ifes

em fundo branco, imagem com quatro círculos dispostos um após o outro, em cada círculo a foto das professoras Renata, Fernanda, Telma e Danielli. Abaixo dos círculos o nome completo de cada uma e a instituição que trabalham (Ifes).

Equipe de Tradutores e Intérpretes de Libras-Português

  • Esp. Alessandra Márcia dos Santos Morandi Lepaus - Ifes
  • Esp. Eliana Firmino Burgarelli Ribeiro - Ifes
  • Esp. Sheila Faúla Muniz - Ifes

imagem em fundo branco com três círculos ao centro. Dentro de cada círculo aparecem os rostos das tradutoras e intérpretes de Libras- Português do curso: à esquerda, está a Alessandra, mulher parda, cabelos longos e lisos da cor preta; ao centro, a Sheila, mulher branca de cabelos longos e lisos da cor castanho; à direita, está a Eliana que possui cabelos longos e lisos da cor castanha e pele clara. Abaixo de cada círculo, em letras, da cor preta, escrito o nome de cada uma

Público-alvo: Profissionais da educação do setor público e privado e comunidade em geral.

Requisitos técnicos: Por ser um curso totalmente virtual, para sua realização é necessário um dispositivo com acesso a internet. Navegador de internet. Editor de texto Writer ou Google Drive.

Conteúdos 

  • Introdução ao tema da Acessibilidade Educacional
  • Legislação e Conceitos relacionados 
  • Processos seletivos, reserva de vagas e atendimento profissional especializado
  • Comunicação e Acessibilidade: qual relação com o processo seletivo?
  • Organização de um processo seletivo para todos(as)

Metodologia

O acesso ao curso será feito através de um rápido cadastro e a criação de um perfil para o Ambiente Virtual de Aprendizagem, onde todo material está disponibilizado. Os conteúdos, a serem estudados de forma livre pelo cursista, estarão disponíveis em forma de videoaulas e material complementar (links e textos considerados relevantes para os estudos do cursista). Para promover o aprofundamento das discussões, os cursistas terão um fórum de discussão à disposição no ambiente virtual. Neles, serão discutidos os conteúdos disponibilizados, além da troca de informações e conhecimentos. O curso conta com recursos e ferramentas de acessibilidade audiovisuais como a audiodescrição, janela de Libras e legendas.

Processo de avaliação

Por meio da participação em atividades práticas assim como da realização das atividades avaliativas na forma de questionários de autocorreção. Para obter aprovação, o(a) participante deve alcançar 60% da nota das atividades avaliativas realizadas ao longo do curso e participar das atividades práticas. 

Autoinscrição (Estudante)