Nome do Curso: Desenvolvimento de Aplicativos com Ionic
Descrição do curso: O curso visa orientar profissionais e estudantes interessados em aprender a desenvolver aplicativos híbridos multiplataforma para dispositivos móveis utilizando o framework Ionic que é baseado nas tecnologias da Web.
Carga horária: 60h
Idioma: Português
Nível de dificuldade: Intermediário
Professos/Instrutores:
- Profa. Msc. Juliana Cristina dos Santos de Andrade - Ifes.
Público-alvo: Professores, servidores, alunos do Ifes e de outras instituições e pessoas da comunidade em geral que desejam desenvolver aplicativos para dispositivos móveis.
Requisitos técnicos:
- Para realização mínima do curso é necessário apenas um computador ou outro dispositivo com acesso à Internet.
- Para a realização das atividades práticas do curso, será necessário um computador com os softwares para desenvolvimento móvel instalados (NodeJS, Visual Studio Code, Android Sdk). Durante o curso será ensinado como instalar e configurar estes softwares.
Pré-requisitos para o curso:
- Conhecimentos básicos de Internet e de utilização de computadores, como instalação e execução de softwares.
- Conhecimento de lógica de programação, como variáveis, constantes, tipos de dados, estruturas de repetição, condicionais, operadores aritméticos, relacionais e lógicos.
Conteúdos:
- Introdução ao Ionic;
- TypeScript Básico;
- Fundamentos do Ionic;
- Acesso a recursos nativos;
- Integração com Backend as a Service Firebase;
- Publicação do Aplicativo.
Metodologia:
- Os conteúdos, a serem estudados de forma livre pelo cursista, estão disponíveis em forma de vídeos, materiais textuais e links para Internet.
- Para promover o aprofundamento dos conteúdos, o aluno terá o fórum de discussão à disposição no ambiente virtual. Neles, ele poderá discutir os conteúdos disponibilizados, além da possibilidade de troca de informações e conhecimentos.
- Este curso não possui tutoria.
Processo de Avaliação:
- O cursista será avaliado por meio de questionários avaliativos de autocorreção ao final de cada tópico e por meio de tipos diferentes de jogos, que juntos totalizam 100 pontos.
- Para obter aprovação, o cursista deverá alcançar 60% da nota máxima no curso, constituída da soma de todas as atividades avaliativas realizadas.