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Nome do curso: Catalogação de softwares educacionais para o ensino de Matemática

Descrição: O curso objetiva propiciar aos professores que lecionam a disciplina de Matemática e estudantes de licenciatura em Matemática, um momento de formação/atualização sobre o uso de tecnologias digitais, sobretudo em relação ao uso de softwares educacionais. Propomos reflexões sobre a temática através de texto e vídeos, com base em autores da área de tecnologias digitais. Além disso, o professor conhecerá repositórios de onde poderá selecionar softwares educacionais e como avaliar o potencial de tais softwares para sua prática educativa. Por fim, o curso possibilitará ao professor apresentar propostas de aplicação de softwares nas aulas, por meio da elaboração de sequências didáticas.

Carga horária: 25 horas

Idioma: Português

Nível de dificuldade: Intermediário

Professores/Instrutores: Jorge Schneider e Vanessa Battestin

Público alvo: Professores de Matemática e estudantes de licenciatura em Matemática 

Requisitos técnicos: Possuir computador ou smartphone ou similares com acesso à internet (plataforma Moodle)

Pré-requisitos para o curso: Conhecimentos básicos de uso de navegadores.

Conteúdos: 
  • Módulo 1- Tecnologias digitais para o ensino da Matemática no século XXI.
  • Módulo 2- Repositórios digitais e avaliação de softwares educacionais.
  • Módulo 3- Sequências didáticas e práticas educativas.

Metodologia: Os conteúdos estão disponíveis em forma de vídeos, materiais textuais e links para internet e podem ser acessados de forma livre pelo cursista. Há diversas atividades práticas propostas para que o cursista coloque em prática os conhecimentos adquiridos e que estarão em diálogo com os trabalhos cotidianos do professor. Há fóruns de discussão à disposição no ambiente virtual no qual os alunos podem interagir entre si, visando sanar dúvidas ou discutir os conteúdos trabalhados ou validar atividades. Este curso não possui tutoria, enfatizando o autoaprendizado e a autonomia.

Processo de Avaliação: A avaliação será feita através de um questionário por módulo e a aprovação está condicionada a realização das atividades propostas no período estabelecido na plataforma Mooc. A aprovação também está condicionada a uma pontuação de no mínimo 60 pontos nas atividades avaliativas no ambiente virtual (questionários).

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