Ir para o conteúdo principal

Opções de inscrição

Nome do curso: Introdução a Lógica Digital.

Descrição do curso: O curso "Introdução a Lógica Digital" apresenta os sistemas de numeração, como converter um número para outro sistema, realização de operações aritméticas com números binários e como representar um número binário. Também aborda a resolução de problemas, através de expressões e sua, simplificação, portas lógicas e circuitos digitais. Além do uso de um simulador gratuito para construção de circuitos.

Carga horária: 45h.

Idioma: Português.

Nível de dificuldade: Básico.

Professores/Instrutores: Wagner Teixeira da Costa.

Público-alvo: Servidores e alunos do Ifes e de outras instituições de ensino que desejam ter conhecimentos em sistemas digitais que servem de base para a utilização em outras disciplinas nas áreas de tecnologia, engenharia e informática.

Requisitos técnicos: Necessidade de um computador ou notebook com acesso a internet.

Pré-requisitos para o curso: Que o aluno tenha conhecimentos básicos de eletricidade.

Conteúdos:

  • Sistema de Numeração: Introdução; Conversão de Bases e Codificação BCD
  • Aritmética Binária: Soma; Representação de Número Negativo em Binário e Subtração
  • Representação de Dados em Binário: Número Inteiro; Número Fracionário; Ponto Flutuante e Caracteres
  • Lógica digital: Portas Lógicas; Circuitos Lógicos; Tabela Verdade; Álgebra Booleana; Mapas de Veitch-Karnaugh e Condições Irrelevantes / Não Importa
  • Software de Simulação: Logisim

Metodologia: Os conteúdos do curso estarão disponíveis em forma de vídeos, textos, apresentação em slides, links da internet e material complementar para aprofundamento das temáticas sugeridas. Os(a) cursistas terão a oportunidade de interagir uns com os outros por meio do fórum, no ambiente virtual, para troca de informações e suporte mútuo, o que favorece na construção do conhecimento e troca de experiências. Este curso não possui tutoria.

Processo de Avaliação: O cursista será avaliado por meio de atividades avaliativas com recursos diversos (games, questionários, tarefas) de autocorreção totalizando 100 pontos. Para obter aprovação, o cursista deve alcançar 60% da nota máxima no curso (100 pontos), constituída da soma de todas as atividades avaliativas realizadas ao longo do curso.

Autoinscrição (Estudante)