Nome do curso: Introdução à Educação Comparada e Internacional.
Descrição do Curso: O Introdução à Educação Comparada e Internacional tem como objetivo apresentar perspectivas e metodologias que podem ser usadas em pesquisas relacionados ao campo da Educação Comparada e Internacional. Esperamos que o cursista se aventure na realização de pesquisas comparadas internacionais para ampliar a internacionalização das instituições de ensino e para produzir conhecimento sob uma perspectiva mais densa, uma vez que a interlocução com o estrangeiro tem o potencial de expandir a maneira com que enxergamos o mundo.
Carga Horária: 45 horas.
Idioma: Português.
Nível de dificuldade: Básico.
Professora: Adriana da Costa Barbosa.
Público-alvo: Qualquer pessoa interessada em ampliar seus conhecimentos sobre Educação Comparada e Internacional.
Requisitos Técnicos: Necessário ter acesso à internet. Poderá ser acessado via smartphone ou computador.
Pré-requisitos para o curso: Não há.
Conteúdo:
- Comparação enquanto método científico
- História da Educação Comparada e Internacional
- Tendências teórico-metodológicas da Educação Comparada e Internacional
- Estratégias usadas para comparação
- Tópicos atuais sobre a Educação Comparada e Internacional
Metodologia: O acesso ao curso será feito através de um rápido cadastro e a criação de um perfil para o Ambiente Virtual de Aprendizagem, onde todo material está disponibilizado. Os conteúdos estão distribuídos em 5 unidades que podem ser estudadas de forma livre pelo cursista. Os estudos serão direcionados por meio de vídeos, textos, apresentações de slides, áudios, jogos e materiais complementares (pdfs, artigos e páginas). Ao longo das unidades são propostas atividades avaliativas de correção automática. Além disso, há um fórum de discussão no qual os participantes poderão interagir entre si para criar uma rede de interesses sobre o tema.
Processo de Avaliação: O cursista será avaliado por meio de atividades diversas de autocorreção ao final de cada unidade. Cada unidade será avaliada em 20 pontos e terá no máximo três atividades avaliativas. Para obter aprovação, o cursista deverá alcançar 60% da nota máxima no curso, constituída da soma de todas as atividades avaliativas realizadas.

- Professor: Adriana da Costa Barbosa