Apresentação: O Curso denominado Por que Lesson Study? – versão Português pretende propagar e justificar aos profissionais de Educação (professores, gestores, pedagogos, psicólogos, orientadores educacionais etc) como japoneses praticam a formação de professores no ensino básico visando à potencialidade da aprendizagem de seus alunos. O Lesson Study está apoiado, principalmente, na tríade planejamento-execução-reflexão de aulas construídas colaborativamente. A opção do Lesson Study como fio condutor das ações de ensino e de seus impactos sobre a aprendizagem de estudantes não é incidental, mas pautada nos resultados expressivos em testes de larga escala, como o TIMSS e o PISA, apresentados pelo Japão, como reflexo de práticas que vêm se mostrando potenciais para a aprendizagem de conteúdos escolares, demonstradas no meio científico e acadêmico. O Lesson Study vai além de um simples modelo burocrático de planejamento de aulas por reunir ingredientes de valor, como estudo do material didático, integração e colaboração entre os alunos, valorização do erro como oportunidade para a aprendizagem, estudo da previsão de dúvidas, avaliação durante o processo e o estudo do currículo. O planejamento é colaborativo e meticuloso, com estabelecimento de objetivos e metas, que colocam o aluno como protagonista da construção de seu próprio conhecimento, com descrição detalhada tanto do conteúdo quanto do modo de ensino. Este Curso poderá funcionar como continuidade do Curso Lesson Study – versão Português ao apresentar razões que justifiquem o olhar para ações de ensino dos japoneses. Mesmo assim, não se trata de uma importação de ações, pois é esperado que cada um imprima sua marca pessoal, vez que cada turma tem seu modo de ser e sentir o mundo, seu contexto e sua história.
Identificação
Nome do curso: Por que Lesson Study? – versão Português
Modalidade: a distância
Carga horária: 60 horas
Área do conhecimento: Ciências Humanas
Público alvo: Professores, gestores, pedagogos, psicólogos da área de Educação e Ensino.
Entidade promotora: Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) / Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)
Professor responsável: Maria Alice Veiga Ferreira de Souza
Objetivo do Curso: Apresentar maiores argumentos aos profissionais da educação sobre o modo de ensinar japonês denominado Lesson Study. Oferecer razões que justifiquem a reflexão sobre o contexto que cerca o planejamento, a execução e a reflexão de aulas construídas colaborativamente, sob as premissas do Lesson Study.
Programa do Curso:
- Questionamentos sobre os erros dos alunos;
- O ensino: sala de aula e resultados de pesquisa científica;
- O ensino como atividade cultural: uma pesquisa comparativa;
- Diferenças no ensino em diferentes culturas;
- Razões dos erros dos alunos;
- Reflexões para uso do Lesson Study.
Metodologia: Vídeo-aulas e questionários. Este curso não possui tutoria.
Processo de Avaliação: Questionários com autocorreção. Obtenção de mínimo de 60% de rendimento nas tarefas propostas (5 questionários) para aprovação.

- Gerente: Vanessa Battestin
- Professor: Maria Alice Veiga Ferreira de Souza