Opções de inscrição

Apresentação

O Curso denominado Lesson Study - versão Português pretende propagar aos profissionais de Educação (professores, gestores, pedagogos, psicólogos, orientadores educacionais, estudantes de licenciatura etc) como os japoneses praticam a formação de professores no ensino básico visando à potencialidade da aprendizagem de seus alunos. O Lesson Study está apoiado, principalmente, na tríade planejamento-execução-reflexão de aulas construídas colaborativamente. A opção do Lesson Study como fio condutor das ações de ensino e de seus impactos sobre a aprendizagem de estudantes não é incidental, mas pautada nos resultados expressivos em testes de larga escala, como o TIMSS e o PISA, apresentados pelo Japão, como reflexo de práticas que vêm se mostrando potenciais para a aprendizagem de conteúdos escolares, demonstradas no meio científico e acadêmico. O Lesson Study vai além de um simples modelo burocrático de planejamento de aulas por reunir ingredientes de valor, como estudo do material didático, integração e colaboração entre os alunos, valorização do erro como oportunidade para a aprendizagem, estudo da previsão de dúvidas, avaliação durante o processo e o estudo do currículo. O planejamento é colaborativo e meticuloso, com estabelecimento de objetivos e metas, que colocam o aluno como protagonista da construção de seu próprio conhecimento, com descrição detalhada tanto do conteúdo quanto do modo de ensino. Este curso poderá funcionar como ponto de partida para ações de ensino dos participantes, deixando que cada um imprima sua marca pessoal, vez que cada turma tem seu modo de ser e sentir o mundo, seu contexto e sua história.

Identificação

  • Nome do curso: Lesson Study - versão Português
  • Modalidade: a distância
  • Carga horária: 60 horas
  • Duração: flexível
  • Área do conhecimento: Formação de Professores/Profissionais da Educação/Estudantes das Licenciaturas
  • Público alvo: profissionais da Educação; estudantes de licenciaturas.
  • Entidade promotora: Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes
  • Desenvolvimento: Profa. Dra. Maria Alice Veiga Ferreira de Souza. 

Objetivo do Curso

Introduzir profissionais da educação no modo de ensino japonês denominado Lesson Study.

Oferecer noções sobre o planejamento, a execução e a reflexão de aulas construídas colaborativamente, sob as premissas do Lesson Study.

Programa do Curso

  • Lesson Study: principais características e origem;
  • Ciclo do Lesson Study;
  • Currículo e Metas;
  • Research Lesson;
  • Planejamento Colaborativo;
  • Execução e Reflexão Crítica;
  • Neriage, Bansho, Matome;
  • Knowledgeable Other. 

Metodologia

O acesso ao curso será efetuado por meio de um rápido cadastro e a criação de um perfil para o Ambiente Virtual de Aprendizagem, onde todo material está disponibilizado.

Os conteúdos a serem estudados de forma livre pelo cursista estarão disponíveis em forma de videoaulas e material complementar (links, vídeos e textos considerados relevantes para os estudos do cursista).

Para promover o aprofundamento das discussões, os cursistas terão um fórum de discussão à disposição no ambiente virtual. Neles, serão discutidos os conteúdos disponibilizados, além da troca de informações e conhecimentos. 

Este curso não possui tutoria. 

Processo de Avaliação

A partir dos estudos desenvolvidos no ambiente, o cursista poderá demonstrar seus conhecimentos por meio de questionários. Estes contêm questões sobre o conteúdo estudado e sua nota máxima é 20 pontos cada um. Para obter aprovação, o cursista deve alcançar 60% da nota máxima total do Curso e terá apenas uma tentativa para cada questão.

Autoinscrição (Estudante)