Ir para o conteúdo principal

Opções de inscrição

Nome do curso: MOOC de Lovelace: Pensamento Computacional.

Descrição do curso: O curso aberto MOOC de Lovelace: Pensamento Computacional é uma ação de popularização da computação do projeto Corte de Lovelace, projeto parceiro do Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e do programa Agenda Mulher da vice-governadoria do Estado do Espírito Santo. Essa ação consiste em um curso a distância aberto e massivo de Pensamento Computacional para introdução à computação através da compreensão e aplicação de conceitos do Pensamento Computacional. Esse curso tem como objetivo introduzir conceitos, técnicas e práticas de resolução de problemas adotadas por cientistas de computação que podem ser aplicadas em outras áreas de conhecimentos. Os principais diferenciais do MOOC de Lovelace: Pensamento Computacional são o resgate dos princípios da simplicidade e colaboração no projeto de cursos a distância, videoaulas com apresentação de conceitos com tradução em Libras, implementação de uma metodologia meta-ativa de curso orientada ao desenvolvimento das habilidades do Pensamento Computacional (Decomposição, Abstração, Reconhecimento de Padrões e Algoritmos) e a ampliação do curso em novos conhecimentos a partir de um trabalho colaborativo de alunos.

Carga horária: 20 horas.

Idioma: Português.

Nível de dificuldade: Intermediário.

Público-alvo: Mulheres (não exclusivamente), dentro da proposta do Projeto Corte de Lovelace e do Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) de atrair as mulheres para as carreiras de computação.

Requisitos técnicos: Internet e software VisualG.

Pré-requisitos para o curso: Ter conhecimentos de internet e de informática básica.

Conteúdos

  1.  Introdução do Pensamento Computacional
  2.  Decomposição
  3.  Abstração
  4.  Reconhecimento de Padrões
  5.  Algoritmo

Metodologia: O acesso ao curso será realizado através de um rápido cadastro e da criação de um perfil para o Ambiente Virtual de Aprendizagem, onde todo o material está disponibilizado.

Os conteúdos a serem estudados de forma livre pelo cursista estarão disponíveis na forma de videoaulas e material complementar (links, vídeos e textos considerados relevantes para os estudos do cursista).

Para promover o aprofundamento das discussões, os cursistas terão um fórum de discussão à disposição no ambiente virtual. Neles, serão discutidos os conteúdos disponibilizados, além da troca de informações e conhecimentos. 

Este curso não possui tutoria. 

Processo de Avaliação: As atividades avaliativas são compostas por Atividades Nobres e Questionário de Avaliação Final.

As Atividades Nobres consistem em atividades de aplicação dos conceitos do Pensamento Computacional na resolução de problemas do mundo real. Essas atividades têm como objetivo geral formar  bases de conhecimentos do Pensamento Computacional a partir do trabalho colaborativo dos alunos que desenvolvem soluções de problemas aplicando as técnicas do Pensamento Computacional. As Atividades Nobres não são avaliadas, mas são premiadas com emblemas de títulos de nobreza da Corte de Lovelace.

O Questionário de Avaliação Final para certificação consiste em um questionário que avalia a compreensão e aplicação dos conceitos do Pensamento Computacional.



Autoinscrição (Estudante)