- Nome do curso: Moodle 3.9 para Educadores
- Descrição do curso: O curso orienta à criação de sala virtual com inserção de recursos e atividades levando o educador a uma reflexão sobre o potencial construcionista do Moodle e suas potencialidades para a realização de aulas com atividades colaborativas e as possibilidades de acompanhamento e avaliação da aprendizagem.Elaborado em nível básico e intermediário a partir da versão Moodle 3.9 (Tema Fordson) utilizada pelo Ifes em 2023, explorando as configurações de avaliação avançada em algumas atividades e evidenciando as novidades da versão em relação à anterior.
- Carga horária: 60 horas
- Idioma: Português
- Nível de dificuldade: Intermediário
- Professores/Instrutores: Aline Pinto Amorim
- Público-alvo: Servidores do Ifes que necessitam aprender a criar salas virtuais para cursos, disciplinas na modalidade à distância ou para apoio à modalidade presencial.Além deste público, o curso atende a qualquer profissional da educação que necessite criar salas virtuais para projetos de pesquisa ou extensão; comissões; oficinas e outros fins educacionais.
- Requisitos técnicos: Computador e acesso à internet.O estudo pode ser feito por meio de smartphone, mas algumas atividades requerem o uso de computador.
- Pré-requisitos para o curso: Conhecimentos básicos em informática e editores de texto.
- Conteúdos:
Introdução ao Moodle
Gerenciamento de sala virtual no Moodle 3.9 do Ifes
Recursos: Elaboração e Publicação de conteúdo
Atividades: Criação e configuração
Acompanhamento e avaliação da aprendizagem - Metodologia:O curso propõe uma metodologia que contempla momentos de estudos individuais e atividades baseadas em autoinstrução como estudos dirigidos e questionários online, seguidos de momentos com atividades que levam o cursista à reflexão individual sobre sua prática e atividades práticas em espaço coletivo com atividade de construção de sala virtual a ser realizada em sala específica, na qual o cursista tem papel de editor no Moodle e pode praticar de forma livre e criativa os conteúdos desenvolvidos no curso. Este curso não possui tutoria.
- Processo de Avaliação: A avaliação da aprendizagem é constituída de atividades avaliativas no formato de autocorreção e atividades práticas ao longo do curso. Além disso, ao longo do curso, o cursista realiza a prática na sala virtual e, ao final, o envio da atividade final que consiste no envio de um arquivo com a demonstração da realização da prática final. Para obter aprovação, o cursista deve alcançar 60% da nota máxima no curso, constituída da média de todas as atividades avaliativas realizadas ao longo do curso e o envio da atividade final nos termos estabelecidos.
- Professor: Adriana Coelho Braune
- Professor: Aline Pinto Amorim